Bem-Estar

7 Anos de Meditação e o Resultado foi Este!

Você já deve ter ouvido falar que a meditação faz muito bem para a sua saúde. Afinal de contas, inúmeros estudos comprovam esses benefícios. Mas e quando alguém mantém esse hábito por muitos anos? O que acontece? Será que os resultados são ainda melhores?

Para responder a essas perguntas, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia acompanhou praticantes frequentes de meditação por 7 anos. No início eles fizeram um retiro especial para meditação em conjunto, e depois passaram a praticar diariamente por conta própria.

Durante esse tempo essas pessoas foram periodicamente analisadas, e os resultados foram surpreendentes! Eles concluíram que:

  • Logo após o retiro de meditação, houve melhora da atenção, do bem-estar e da capacidade de lidar com o estresse, algo já esperado.
  • Esses ganhos de atenção foram parcialmente mantidos, mesmo depois de 7 anos do retiro inicial.
  • Após o retiro, os participantes que praticavam meditação com mais frequência mantiveram os ganhos cognitivos, sem o declínio esperado no estado de atenção adquirido incialmente. O interessante é que isso vale também para os praticantes mais velhos, o que é uma ótima notícia!

Segundo os pesquisadores, o estilo de vida dessas pessoas pode também ter ajudado nessa manutenção dos resultados. Ainda assim, é uma clara demonstração de que meditar pode realmente trazer benefícios para o seu cérebro e sua saúde!

Porque você deveria praticar meditação

Já comentei por aqui sobre diversas formas de meditação e os ganhos para sua saúde. Em uma meta análise de 18 estudos, por exemplo, concluiu-se que técnicas de meditação pode reduzir a atividade do gene de inflamação NF-kB. E menos inflamação é igual mais saúde e vitalidade!

Há inúmeros outros casos, como a técnica do mindfulness, que pode aliviar sintomas da menopausa; ou outra pesquisa que comprovou que quando você medita frequentemente, tem melhores efeitos para seu estresse diário do que tirar férias.

Então, fica a dica! Vale a pena procurar por esse tipo de atividade. A sua saúde agradece de forma integral. Aproveite!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *