7 Ações para Aumentar sua Expectativa de Vida Naturalmente

Se você perguntar para qualquer pessoa qual o seu maior desejo, pode ter certeza que muitas vão responder: viver mais! Desde tempos imemoriais, os seres humanos buscam aumentar sua expectativa de vida. Mas eles não querem só isso… Querem, é claro, viver bem e com saúde, para aproveitar mais.

Muitos sempre apostaram que nossa sociedade moderna e tecnológica aumentaria nossos anos de vida. Mas algumas escolhas erradas podem estar botando tudo a perder. Em 2015, por exemplo, uma estatística feita nos Estados Unidos concluiu que pela primeira vez na história houve uma diminuição da expectativa de vida.

Segundo o National Center for Health Estatistics (NCHS), a expectativa de vida caiu entre 2014 e 2015:

  • para homens: de 76,5 anos (2014) para 76,3 anos (2015)
  • para mulheres: de 81,3 anos (2014) para 81,2 anos (2015)

Esse declínio significa que as pessoas estão morrendo, na média, 1 mês antes para mulheres e 2 meses antes para homens. Pode parecer pouco, mas em se tratando de uma média, é algo de proporções preocupantes. Principalmente por levar por água abaixo a esperança de vivermos mais e melhor!

Como aumentar sua expectativa de vida

Está na hora de mudar nossas atitudes, deixando pra trás velhos hábitos nocivos e adotando posturas mais saudáveis! Veja algumas atitudes simples que você precisa levar em consideração:

1 – Fique de olho na sua dieta

Nossa dieta moderna, cheia de carboidratos, alimentos refinados e açúcares está nos levando a níveis alarmantes de diabetes, doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e muitas outras doenças do mundo moderno. Mude sua alimentação para o mais natural possível, com muita gordura natural boa, proteínas em níveis moderados, vegetais folhosos e carboidrato virtualmente zero.

Prefira sempre alimentos orgânicos, o que vale inclusive para produtos animais. Carne e laticínios de animais criados a pasto são infinitamente superiores e devem ser consumidos. Aproveite também alimentos fermentados, como kefir e iogurte natural, que vão turbinar sua flora intestinal, garantindo ainda mais saúde.

2 – Cuidado com o ar que você respira!

Diversos estudos já comprovaram como a poluição do ar reduz nossa expectativa de vida. E isso vale tanto para ambientes externos, com a fumaça de escapamentos e indústrias, quanto para os ambientes internos, onde estamos em contato com químicos de produtos de limpeza, mobília, acabamentos de construção etc. Tente minimizar o contato ao menos dentro de sua casa ou escritório, usando produtos naturais e utilizando plantas adequadas que filtrem os poluentes.

3 – Drogas químicas e expectativa de vida

Há uma relação alarmante entre o uso de medicamentos sem necessidade ou orientação médica e a redução da expectativa de vida. Converse sempre com seu médico sobre tratamentos naturais, e se não for possível, utilize somente os remédios indicados por ele e da forma receitada. E nem preciso dizer: antes de tudo, previna-se, essa é a melhor medicina.

4 – Não fume!

Todos já sabem que o cigarro causa inúmeros danos à saúde. Portanto, se você quiser viver mais, pare de fumar agora. Muitas pessoas pensam que como já fumaram por muito tempo, parar não fará muita diferença… Mas saiba que isso é um grande engano! Uma pesquisa feita nos EUA com pessoas acima dos 70 anos que largaram o cigarro confirmou que essa atitude reduziu o risco de morte.

5 – Beba moderadamente

Este é um conselho polêmico, mas o que as pesquisas mostram é que baixas doses de álcool podem trazer mais saúde e mais expectativa de vida. Algumas bebidas, como o vinho tinto, trazem ainda mais benefícios para o coração, devido ao resveratrol. É claro que estamos falando de pouca bebida: se você tem até 65 anos, o máximo são 2 drinks por dia. Depois dessa idade, apenas 1. Acima disso, é indiscutível que beber causa prejuízos à sua saúde. Portanto, fique atento!

6 – Sono e expectativa de vida

Uma pesquisa feita em Harvard comprovou que dormir menos gera mais encurtamento de telômeros, ou seja, alterações no DNA. E quando isso acontece, é como se sua idade biológica acelerasse. Resumindo: dormir mal pode reduzir os seus anos de vida! Veja aqui algumas dicas para uma boa noite de sono.

7 – Pratique atividades físicas

É claro que você já deve saber que atividades físicas são fundamentais para a saúde. O que talvez nunca tenha pensado é que não precisa gastar horas da academia para melhorar sua expectativa de vida. Apenas 20 minutos por dia são suficientes para se exercitar e deixar o sedentarismo pra trás. Quer saber como? Conheça o treino supra aeróbico, como o que eu descrevo em meu livro 20 Minutos e Emagreça. Clique aqui e veja como fazer. É simples, rápido e funciona.

Bom, como você pôde ver, não falamos aqui de nenhum remédio milagroso ou meta impossível de atingir. Trata-se somente de pequenas mudanças no seu dia a dia. No fim, o resultado é o aumento da expectativa de vida e mais tempo para curtir ao lado de quem você ama. É isso que todos nós queremos! Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link