6 Usos Fantásticos do Óleo Essencial de Orégano

Certamente você conhece o orégano em sua forma desidrata, muito usada em pizzas e lanches. Mas já ouviu falar do óleo essencial de orégano? Pois é, este é mais um óleo essencial com inúmeros benefícios!

O óleo essencial de orégano é feito a partir das flores e folhas da planta do orégano, a Origanum vulgare. O que apresenta melhores qualidades é o extraído de oréganos selvagens, nativos da região do Mediterrâneo.

Suas propriedades terapêuticas se devem à presença de diversas substâncias antifúngicas, antibacterianas e antioxidantes, como carvacol, thymol. naringim e terpenos.

Confira algumas qualidades desse incrível óleo:

1 – Combate gripes e resfriados

O óleo essencial de orégano tem ação antimicrobiana, graças à presença de uma substância chamada carvacol. Ela estimula seu sistema imune a lutar contra os causadores das gripes e resfriados.

2 – Tratamento de fungos nas unhas

Tradicionalmente, esse óleo essencial é utilizado topicamente para combater fungos nas unhas. Mas deve-se sempre lembrar-se de diluí-lo em algum óleo carreador, como o óleo de coco, por exemplo.

3 – Combate do fungo Candida albicans

Da mesma forma, é usado para combater problemas decorrentes do fungo Candida albicans. Mas, nesse caso, antes de usá-lo em qualquer mucosa, você deve conversar com um médico habituado a tratamentos naturais para que ele possa lhe orientar.

4 – Alívio da faringite

Pesquisas já reportaram também que o uso do óleo de orégano bem diluído em água para gargarejos pode aliviar a faringite. Mas como ele é muito forte, aconselho que você também só faça isso com orientação médica adequada.

5 – Infecções parasitárias

Uma pesquisa de 2006 analisou o uso do óleo essencial de orégano contra infecções parasitárias causadas pela giárdia. Ele teve resultados incríveis mesmo quando comparado às medicações químicas mais usadas com esse objetivo.

6 – Repelente de insetos

Pesquisa de 2002 sobre o uso de óleos essenciais como repelente de insetos mostrou que o óleo de orégano é uma boa opção nesse sentido. Vale a pena trocar seu repelente químico, ligado a inúmeras doenças, por um produto natural.

É sempre bom lembrar de adquirir o óleo essencial de orégano em locais habituados com esse tipo de produto. E mesmo sendo algo natural, não substitua nenhum tratamento que já esteja fazendo e sempre converse com seu médico antes de qualquer decisão.

Outra opção interessante é usar essa erva na forma de tempero, na sua alimentação. Em seu estado natural, o orégano também lhe trará inúmeros benefícios, como já comentei por aqui. Aproveite!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *