6 Fantásticos Benefícios do Óleo Essencial de Patchouli

O patchouli é o nome dado a diversas plantas do gênero Pogostemon, a partir das quais é extraído o óleo essencial de patchouli. Ele ficou muito conhecido no ocidente na década de 1960 e 70, por ser uma fragrância muito utilizada pelo movimento hippie, que marcou o período.

Mas o óleo essencial de patchouli não é nenhuma novidade. Sua origem no oriente é o sudeste da Ásia, em países como Malásia, Índia, Indonésia, Singapura e Filipinas, onde sempre foi usado na medicina tradicional.

Outros impérios antigos também o utilizavam com diferentes finalidades. Os romanos viam no óleo de patchouli um estimulante para o apetite, enquanto os egípcios o colocavam junto com as múmias de faraós, o que demonstra o grande valor que davam a ele. Já na Índia, é visto tradicionalmente como estimulante sexual.

Benefícios e propriedades do óleo essencial de patchouli

Como se sabe, muitos produtos de beleza e perfumes contam com o óleo essencial de patchouli para garantir uma fragrância agradável. Além disso, ele tem outras utilidades interessantes, como:

  1. Repelente de insetos: além do odor agradável, o óleo essencial de patchouli é conhecido por espantar insetos. Tanto que era adicionado a tecidos de exportação, para evitar que fossem atacados por traças durante a viagem.
  2. Proteção contra fungos: da mesma forma, o óleo pode ser útil para combater condições de saúde que envolvam fungos, como o pé de atleta.
  3. Melhora de dores e inflamações: usado diluído em óleos carreadores, pode ser massageado em pontos de dores ligadas a processos inflamatórios, como artrite e gota.
  4. Cicatrização: pode atenuar e melhorar o processo de cicatrização de queimaduras, cortes e mordidas de inseto. Lembre-se, porém, de sempre usar diluído e sob orientação.
  5. Benefícios para seus cabelos: algumas gotas do óleo essencial de patchouli no seu xampu podem ajudar no controle de caspa e oleosidade no couro cabeludo.
  6. Desodorante natural: se você quer evitar odores corporais de forma natural, pode também utilizá-lo nas axilas.

Por fim, é importante relembrar: não utilize nenhum óleo essencial sem a orientação adequada. No caso específico do óleo essencial de patchouli, o uso excessivo ou errado pode causar efeitos como sonolência, enjoo ou mudanças no apetite. Converse sempre com seu médico ou procure um profissional de saúde habituado a esse tipo de tratamento natural. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • “Rodale’s 21st-Century Herbal: A Practical Guide for Healthy Living Using Nature’s Most Powerful Plants,” April 29, 2014.
  • “Aromatherapy: Essential Oils for Vibrant Health and Beauty,” June 3, 2002
  • “Essential Oils for Beginners: The Guide to Get Started With Essential Oils and Aromatherapy,” October 4, 2013
  • “Essential Oils for Your Health and Beauty, Part 2,” October 21, 2017
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link