Bem-Estar

5 Usos Comprovados do Óleo Essencial de Pimenta Preta

Antes de saber um pouco mais sobre o óleo essencial de pimenta preta, é preciso conhecer o produto que lhe dá origem… Pois bem. Na época das grandes navegações, a pimenta preta era uma das principais especiarias procuradas e comercializadas.

Muito valorizada, ao longo da história também ficou conhecida por suas propriedades medicinais. Para você ter uma ideia, há indícios da utilização dessa pimenta no processo de mumificação do Antigo Egito, ou seja, a cerca de 2000 anos antes de Cristo!

Bom, voltando agora ao óleo essencial de pimenta preta, sua importância reside no fato da presença de compostos incríveis para a saúde. Um dos principais é a piperina, que dá o sabor picante às pimentas. Essa substância ajuda no emagrecimento e em incontáveis outras vantagens.

Veja alguns dos incríveis benefícios do óleo essencial de pimenta preta:

1 – Ação contra bactérias

Um estudo chinês analisou a ação do óleo essencial de pimenta preta no combate à Escherichia coli, é uma das piores bactérias existentes, que vem sofrendo mutações perigosíssimas.

Os resultados foram tão bons que os pesquisadores argumentam que o óleo essencial pode de fato ser usado como antibactericida natural nesses casos, inclusive na indústria – embora,como eu sempre digo, o melhor é você consumir alimentos orgânicos e carne de animais criados a pasto, para minimizar esse perigo de contaminação.

2 – Redução de dores

O óleo essencial de pimenta preta é conhecido por combater dores, incluindo sintomas de artrite e reumatismo. Um estudo de 2014 reportou, por exemplo, que o uso desse óleo durante um mês aliviou as dores no pescoço das pessoas analisadas.

3 – Circulação e redução da pressão

A medicina Ayurvedica, tradicional da Índia, já usa o óleo de pimenta preta para melhorar a circulação. Quando aplicada topicamente, ela esquenta o local, promovendo esse tipo de ativação circulatória. Por isso, massagens com o óleo podem ser benéficas.

Pesquisas feitas em ratos têm concluído ainda que ela pode reduzir a pressão arterial dos animais. O efeito também é obtido graças à ação da piperina.

Nesse caso, portanto, consumira pimenta normalmente, como especiaria nas suas receitas, também poderia garantir os benefícios. E ainda vai conferir um sabor picante especial aos alimentos.

4 – Ajuda a parar de fumar

Pesquisa feita nos Estados Unidos testou o uso do vapor de óleo essencial de pimenta preta na inibição do desejo de fumar. O estudo foi feito com 48 fumantes que inalaram diferentes vapores. A conclusão mostrou que aquele feito com o óleo de pimenta foi o maior inibidor do desejo por cigarro.

5 – Estimula o apetite

Pesquisadores descobriram que o aroma desse óleo essencial estimula o apetite e melhora a capacidade de engolir os alimentos. A descoberta é especialmente positiva para pacientes internados e com distúrbios que prejudiquem a alimentação.

Então, que tal dar uma chance a essa beleza da natureza? Ao adquirir o óleo essencial de pimenta preta, opte por uma loja especializada, que poderá lhe orientar sobre as melhores formas de uso. E aproveite!

Referências bibliográficas:

  • Antibacterial Activity and Mechanism of Action of Black Pepper Essential Oil on Meat-Borne Escherichia coli. Front Microbiol. 2016; 7:2094.
  • The effectiveness of essential oils for patients with neckpain: a randomized controlled study. J Altern Complement Med. 2014 Oct;20(10):771-9.
  • Blood pressure lowering and vasomodulator effects of piperine. J Cardiovasc Pharmacol. 2008 Nov;52(5):452-8.
  • Inhalation of vapor from black pepper extract reduces smoking withdrawal symptoms. Drug Alcohol Depend. 1994 Feb;34(3):225-9.
  • Olfactory stimulation using black pepper oil facilitates oral feeding in pediatric patients receiving long-term enteral nutrition. Tohoku J Exp Med. 2008 Apr;214(4):327-32.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *