Especiais

5 Motivos para Você Começar a Cozinhar em Casa

No mundo moderno, a vida da maioria das pessoas é uma grande correria. Muitos horários, muito trabalho, trânsito, obrigações… E tem um hábito que cada vez mais fica de lado: cozinhar em casa.

Por causa dessa enorme falta de tempo e em nome da praticidade, optamos por comer em restaurantes ou pedir ou almoço – é muito simples, com apenas alguns segundo ao smartphone, pedir os mais variados pratos.

Mas, e quanto ao hábito de cozinhar em casa? Por que seria uma boa ideia? Veja alguns motivos:

1 – Você sabe exatamente quais ingredientes está comendo

Este é um dos motivos mais importantes para dar uma chance às suas habilidades de chef e cozinhar em casa. Ao fazer sua própria comida, você terá certeza que está usando ingredientes saudáveis.

Saberá que os vegetais são realmente orgânicos, que está usando gorduras boas como banha de porco e olho de coco, que está minimizando os carboidratos…

Além disso, também vai se certificar tudo foi higienizado de maneira correta, sem riscos para sua saúde, já que foi você mesmo quem comprou e lavou.

2 – Evita exageros e se mantém em forma

Ao preparar a própria comida você também vai fazer uma refeição sob medida. Nada de exagerar e comer a mais, como frequentemente fazemos quando vamos ao restaurante.

Quando temos uma infinidade de opções para colocar no prato acabamos “comendo com os olhos” geralmente alimentos que não nos fazem bem – e, lembrando, você não sabe se foram feitos com bons ingredientes.

3 – Pode usar temperos supersaudáveis

Quando você cozinha em casa, pode colocar alguns segredinhos escondidos na sua refeição. Há alguns temperos que são verdadeiros superalimentos, com inúmeros benefícios. Alguns exemplos:

  • Cúrcuma: ajuda na saúde cerebral, do sistema digestivo e tem ação antienvelhecimento.
  • Gengibre: combate inflamação e dor, alivia dores musculares, dor de garganta, e espanta o cansaço.
  • Pimenta Caiena: contém uma variedade de flavanoides e carotenoides, antioxidantes que protegem as estruturas celulares do dano que leva à inflamação e doença.
  • E muitos outros…

4 – É um hobby e uma forma de terapia

Se você anda estressado, cansado e precisando esfriar a cabeça, passar um tempo cozinhando pode ajudar. É uma ótima pedida para deixar os problemas um pouco de lado e se distrair com uma nova atividade. Com o tempo, vai se tornar um novo hobby!

5 – Ajuda a descobrir novos sabores e desenvolver novas habilidades

Se você não tem o costume de cozinhar, comece a praticar. Pode ser que alguns pratos não fiquem tão saborosos no início, mas quanto mais sua prática aumentar, melhores eles vão ser.

Logo, logo, você estará fazendo suas próprias experimentações, inventando receitas e terá o prazer de cozinhar para seus amigos e familiares. E como sabemos, compartilhar bons momentos com quem amamos é uma das mais importantes dicas de saúde!

E para quem acha que não tem tempo, é tudo uma questão de organização.  É possível planejar a alimentação da semana e preparar suas marmitas com antecedência para levar ao trabalho. Assim você terá uma alimentação mais saudável e uma nova atividade para a mente.

Aproveite! Cozinhar em casa, com bons alimentos e de forma correta, é um caminho para a Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *