Alimentação

5 Incríveis Benefícios da Cenoura

A cenoura (Daucus carota) é um dos vegetais mais consumidos do ocidente. A raiz tem origem na Ásia Central, mas ficou mais conhecida ao ser cultivada pelos gregos e romanos antigos. Hoje é consumida em todo o mundo, nas mais diferentes formas de preparo.

Barata e fácil de ser encontrada, ela é uma excelente opção para sua alimentação. A cenoura contém:

  • Alta concentração de magnésio, fósforo, cálcio e potássio.
  • Vitaminas B1, B6 e C.
  • Muito rica em betacaroteno, substância que é transformada em vitamina A.
  • Possui compostos bioativos que auxiliam na prevenção de vários tipos de câncer, principalmente o câncer de bexiga.

Veja alguns benefícios importantes dessa incrível raiz:

1 – A cenoura é essencial para a visão

O betacaroteno da cenoura se transforma em vitamina A. Essa substância, fundamental para a saúde da sua visão, não é produzida pelo corpo e precisa ser adquirida pela alimentação. Coloque a cenoura na sua dieta e tenha uma visão mais saudável!

2 – Pele jovem e saudável

Quer ter uma pele mais bonita, jovem e saudável? Coma cenoura! Ela protege contra a radiação ultravioleta e ajuda na desintoxicação do seu organismo, em especial quando é consumida com certa frequência.

3 – Potente antioxidante

A inflamação silenciosa no seu organismo é algo que leva às doenças crônicas e outras doenças cada vez mais comuns no mundo moderno, como diversos tipos de câncer e Alzheimer. Os antioxidantes presentes na cenoura são uma boa pedida para se prevenir.

Cruas, elas já têm um excelente valor nutricional. Mas ao serem cozidas, aumentam seus níveis de betacaroteno e ácidos fenólicos, maximizando a ação antioxidante.

4 – Ossos e sistema nervoso

Minerais como cálcio, fósforo e magnésio, além de vitaminas como ácido fólico, B1, B6 e C, muito presentes nas cenouras, agem na formação de ossos saudáveis e um sistema nervoso bem mais equilibrado.

5 – Rica em fibras

Ingerir uma quantidade adequada de fibras protege a saúde cardiovascular, além de reduzir mortalidade por todas as causas. Além disso, promove melhoras nos seus níveis de colesterol, glicemia, sensibilidade a insulina e pressão arterial.

Agora, adivinhe… Isso mesmo! A cenoura é rica em fibras insolúveis e garantem todos esses benefícios. Bom, você já tem motivos suficientes para aproveitar essa maravilha. Seja crua, na sua salada, ou cozida, ela é certeza de sucesso quando o assunto é Supersaúde. Aproveite!

Referências Bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *