5 Estratégias Infalíveis para Turbinar sua Saúde Mitocondrial

Deixa eu lhe fazer uma pergunta… Você conhece a importância de uma boa saúde mitocondrial? As mitocôndrias são estruturas presentes nas suas células, responsáveis pela produção de energia. E não é pouco. Estou falando simplesmente 90% de toda sua energia!

Mas como todo processo de produção energética, são gerados alguns subprodutos. Nesse caso, são os tão falados radicais livres, que prejudicam nossa saúde. A natureza é sábia, e nosso corpo tem mecanismos para combater o problema…

Mas como nossa vida moderna, acabamos consumindo alimentos errados e mantendo maus hábitos, atrapalhando o processo. Hoje trago algumas dicas para fazer o caminho inverso, proporcionando melhor saúde mitocondrial e auxiliando o seu organismo nesse serviço. Aproveite!

1 – Dieta keto

Uma dieta keto, na qual você obtém energia predominantemente de gorduras boas, consome proteínas de forma moderada e virtualmente zero de carboidratos, é ótima para suas mitocôndrias.

Isso porque passa-se a metabolizar em cima de cetonas, e não de glicose, como é habitual no mundo moderno. Durante essa transição, mitocôndrias mais velhas e fracas são substituídas por novas e fortes mitocôndrias. Depois de se adaptar e mudar sua alimentação, você terá mais energia e maior saúde mitocondrial.

2 – Alimentos e nutrientes adequados

Dentro dessa dieta e deixando de lado os alimentos refinados e industrializados, quais as melhores opções? Para as gorduras, opte pelo abacate, banha de porco, óleo de coco e gorduras de animais criados a pasto. O mesmo vale para ovos de galinhas criadas soltas.

Valorize também carnes de órgão, como fígado, coração, língua, rim, cérebro, intestino, ossos e tendões. Em conjunto, eles possuem diferentes nutrientes essenciais para seu corpo e sua saúde mitocondrial, como a enzima CoQ10 e as vitaminas A, D, E, K e do complexo B.

3 – Atividade física

Com a idade, a atividade das nossas mitocôndrias tende a diminuir. Para reduzir o processo, os exercícios são muito importantes. Um estudo comprovou que o treinamento intervalado resultou em um aumento de 49% na capacidade mitocondrial de jovens e em 69% nos idosos.

Uma boa pedida para sua saúde mitocondrial é o exercício supra aeróbico, um HIIT que indico no meu livro 20 Minutos e Emagreça. Para saber como funciona, confira neste outro artigo especial.

4 – Saúde mitocondrial e sono

Dormir bem é fundamental, disso você já sabe. Mas é hora de entender que suas mitocôndrias também dependem de uma boa noite de sono para um pleno funcionamento. Pesquisas apontam que dormir pouco promove redução da disfunção mitocondrial e de estresse oxidativo.

5 – Jejum intermitente

Você já ouviu falar da autofagia? Já comentei sobre o assunto por aqui (clique aqui para ler). Ela é estimulada quando você passa longos períodos sem se alimentar, algo conseguido através de uma mudança para uma dieta keto. Nesse processo, as mitocôndrias danificadas são eliminadas.

Além disso, a autofagia estimula a mitocôndria na eliminação de resíduos indesejáveis. Há também benefícios para a saúde em geral e aumento da longevidade. O que pode ser melhor que isso?

Portanto, se você quer ter mais energia, saúde e uma vida longa, pense na sua saúde mitocondrial. Pequenas mudanças de hábito podem fazer uma enorme diferença. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link