5 benefícios do peru de Natal (para você comer o ano todo)

O peru de Natal é uma tradição na ceia de muitas famílias. Talvez por conta disso, muitos acabam consumindo-o somente nessa época do ano. Mas saiba que ele é uma opção interessante para sua alimentação, e não precisa ser somente “comida festiva”.

Além de ser rica em proteínas, a carne do peru tem outras características e elementos importantes para sua saúde e bem-estar. Até mesmo o seu sono pode ser beneficiado!

Calma, já explico tudo…

Os fantásticos benefícios do peru

#1: Suas muitas proteínas

Esse é o mais óbvio e praticamente todo mundo já sabe, mas é sempre bom lembrar. Cerca de 100 g de peru tem aproximadamente 15 g de proteínas, podendo variar de acordo com a parte da ave.

Lembre-se que as proteínas não são apenas responsáveis por formar músculos, mas por atividades que vão desde o transporte de oxigênio à coagulação sanguínea. E, claro, são extremamente necessárias para ajudar na manutenção do seu peso. Confira no item a seguir.

#2: Favorece o emagrecimento

Além de muita proteína, a carne do peru tem poucas calorias, consequentemente dando uma forcinha extra para o seu emagrecimento.

Quando você consome proteínas, ajuda também na redução da grelina, o hormônio que regula a fome, reduzindo assim o seu apetite.

Estudos indicam que esse consumo de proteínas está ligado a uma aceleração do metabolismo, e é sempre importante lembrar que elas são mais difíceis de serem digeridas. O resultado é que você gasta calorias na própria digestão.

#3: Aumenta a imunidade e reduz inflamação

A carne de peru é rica em selênio, um mineral necessário para o bom funcionamento e proteção do seu organismo. Sua ação antioxidante atua contra a inflamação, combatendo os radicais livres.

Também tem ação importante para sua imunidade. Estudos indicam ainda que o selênio pode auxiliar na proteção contra o câncer e doenças cardíacas.

#4: Traz o sono reparador de volta

Se você enfrenta problemas para dormir, certamente já ouviu falar da melatonina, o hormônio do sono. Mas talvez não tenha ouvido de algo tão importante quanto: o triptofano.

Trata-se de um aminoácido que é precursor da melatonina, e as pesquisas afirmam que por conta disso a ingestão de triptofano ajuda a dormir mais rápido e com mais qualidade. Agora, adivinhe qual alimento é rico no aminoácido?

Isso mesmo! O peru!

#5: Derrota a depressão

Mas o triptofano não é somente necessário para a melatonina. Ele também atua na produção de serotonina, o neurotransmissor envolvido na sensação de humor e bem-estar. Uma revisão de estudos concluiu que por isso o triptofano atuava de forma eficaz no combate à depressão.

Então, se você tinha alguma dúvida se deveria ou não consumir peru, seja no Natal ou em outros períodos do ano, acho que agora não tem mais. Mas lembre-se de optar preferencialmente por perus criados livres, orgânicos, o que será melhor para sua saúde.

Receita de brodo de peru

Se você gosta de peru no Natal (ou em qualquer outra época do ano), não jogue fora esses ossos preciosos!

Cozinhe-os em um delicioso caldo de osso de férias para ajudar a mantê-lo abastecido e bem nutrido entre os banquetes.

Ingredientes:

Carcaça de peru (use os ossos do seu banquete de Natal!)

  • 2 a 3 litros de água filtrada para cobrir os ossos na panela; e que deve ser grande o suficiente para colocar esta quantidade de água
  • 2 a 4 cenouras picadas
  • 3 a 4 hastes de aipo orgânico, incluindo a parte folhosa picada
  • 1 cebola média, cortada em pedaços grandes

Preparo:

  1. Coloque sua carcaça de peru em uma panela.
  2. Acrescente cebola, aipo, uma cenoura ou duas e qualquer tempero que desejar
  3. Cubra os ossos de peru com água filtrada e deixe o caldo cozinhar por pelo menos 6 a 8 horas no fogo lento.

O resultado é um caldo precioso e supersaudável. Eles vão turbinar o seu final de ano e começo do próximo!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link