5 Benefícios do Óleo Essencial de Alecrim-do-Campo: A Maravilha do Cerrado

Você já ouviu falar do alecrim-do-campo? Muitos ainda o confundem com o alecrim comum, usado na gastronomia. Mas são duas plantas completamente diferentes.

O alecrim-do-campo, cujo nome científico é Baccharis dracunculifolia, também é chamado de “vassourinha” ou “vassoura” em alguns locais do interior do Brasil, pois seus ramos são muito usados para se fazer vassouras artesanais.

Mas essa não é sua melhor utilidade…

Os moradores do Cerrado brasileiro conhecem desde muito tempo as propriedades medicinais dessa planta nativa.

Para se ter uma ideia, hoje se sabe que as flores do alecrim-do-campo são as preferidas pelas abelhas para a produção da própolis verde, um ótimo composto natural para nossa saúde.

E agora, novas pesquisas analisaram o óleo essencial de alecrim-do-campo, confirmando alguns dos benefícios que os antigos (e até as sábias abelhas) já conheciam.

Benefícios do óleo essencial de alecrim-do-campo

1 – Estimulante vegetal

O alecrim-do-campo está acostumado ao clima rústico e desafiador do cerrado brasileiro, com períodos de pouca água e muito calor. Por isso, a planta desenvolveu um óleo essencial rico em hormônios e fatores de crescimento.

Quando chega o tempo de chuva, os compostos entram em ação para uma brotação rápida e vigorosa, aproveitando a melhora do clima. Você pode obter os mesmos benefícios para sua horta orgânica.

Algumas gotas do óleo essencial de alecrim-do-campo na água usada para regar as plantas oferecem os mesmos benefícios de estímulo ao crescimento.

2 – Regeneração da pele e cabelos

Esse óleo do Cerrado também deixa os cabelos mais sedosos e hidratados. Ele atua ainda na regeneração da pele, ajudando na redução de rugas, estrias e problemas como dermatite, psoríase e acne.

É útil em especial para a pele de mulheres na menopausa, pois compostos como o nerolidol ajudam a hidratar e rejuvenescer peles mais maduras.

3 – Cicatrização

Apresenta compostos como o b-cariofileno, que tem efeito anti-inflamatório e de cicatrização de feridas.

4 – Úlcera gástrica

Em um estudo feito com animais, o óleo essencial de alecrim-do-campo foi capaz de diminuir as lesões de úlcera gástrica.

5 – Redução da aldose redutase

O composto nerolidol, presente no óleo essencial de alecrim-do-campo, tem efeito inibidor da enzima aldose redutase, responsável pela produção de muco em excesso no caso de problemas como doença obstrutiva crônica.

Além disso, a redução da aldose reductase oferece benefícios para os diabéticos, pois a enzima está ligada a algumas das complicações típicas da doença, como problemas de visão.

Ficha técnica:

Nome científico: Baccharis dracunculifolia

Para que serve: hidratar pele e cabelos e estimular o crescimento de vegetais; aliviar rugas e estrias; tratar dermatite, psoríase e acne; cicatrizar feridas; diminuir as lesões de úlcera gástrica; ajuda em casos de doença obstrutiva crônica e diabetes.
 
Formas de uso:

  • Aromatizador: 6 a 15 gotas;
  • Banhos: 6 a 12 gotas. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar à água da banheira ou espalhar pelo chão do box;
  • Inalação: 3 a 6 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou diluídas em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
  • Massagem: 66 a 120 gotas para cada 100 ml de óleo vegetal;
  • Uso tópico: 11 a 66 gotas para cada 100 ml de óleo vegetal.

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >