5 Benefícios do Café que Você Ainda Não Conhecia

Já perdi a conta de quantas vezes falamos por aqui sobre o café e seus benefícios. Às vezes é até difícil acompanhar todas as pesquisas que demonstram, dia após dia, que a bebida é ótima para saúde, embora muita gente ainda insista em lhe dizer o contrário.

A verdade é que cada vez mais ele é recomendado como algo bom para a sua saúde. Quer ver só? Então confira a lista abaixo!

Benefícios pouco conhecidos do café

1 – Saúde do fígado

Um estudo avaliou pessoas com hepatite C e concluiu que quando elas aumentaram o consumo de café, obtiveram um efeito protetor do fígado. A doença passou a progredir em taxas menores, havendo uma redução de 20% na síndrome hepática alcoólica para cada xícara.

Uma outra pesquisa traz dados ainda mais incríveis: os compostos presentes na bebida podem ser protetores contra a cirrose, especialmente a cirrose alcoólica.

2 – Prevenção de diabetes

Diversos estudos têm relacionado o consumo de café à prevenção da diabetes. Uma revisão do Archives of Internal Medicine, por exemplo, concluiu que cada xícara reduz em até 7% este risco. O responsável por isso pode ser o ácido clorogênico, antioxidante que reduz a absorção de glicose.

É claro que para obter esses benefícios você deve tomar sem açúcar – preferencialmente, opte pelo orgânico de boa qualidade.

3 – Café e melhora da função cognitiva

Estudos feitos com animais concluíram que aqueles que consumiram cafeína durante a vida tiveram maior proteção cognitiva ao se tornarem idosos: eles se saíam melhor em testes de memória e tinham menores taxas de acúmulo de proteínas nocivas no cérebro, as principais causadoras de demências.

4 – Saúde do coração

Diversas pesquisas já demonstraram que o consumo do café está correlacionado ao menor risco de insuficiência cardíaca e derrame. Além disso, ele contém antioxidantes como cafestol e kahweol, relacionados ao equilíbrio do colesterol.

5 – Café e proteção contra o câncer

Uma revisão de estudos associou o consumo de café a um menor risco de vários tipos de câncer, incluindo oral, faríngeo, de cólon, fígado, próstata, câncer endometrial e melanoma.

Além de tudo isso, vale a pena dar uma olhada em outros benefícios que conhecemos de longa data, como:

  • Ativação do metabolismo e queima de gordura;
  • Proteção contra envelhecimento precoce;
  • Prevenção de demências como Parkinson e Alzheimer;
  • Fornecimento de energia para os exercícios físicos.

Portanto, passe a considerar melhor o seu cafezinho. Bebido do jeito certo, sem adições de açúcares ou adoçantes químicos, ele certamente poderá lhe garantir uma Supersaúde. Aproveite!

 –

Referências bibliográficas:

  • Arch Intern Med. 2006 Jun 12;166(11):1190-5.
  • Hepatology. 2009 Nov;50(5):1360-9.
  • Arch Intern Med. 2009 Dec 14;169(22):2053-63
  • J Alzheimers Dis. 2010;20 Suppl 1:S117-26
  • Sci Rep. 2016; 6: 33711.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link