5 Benefícios de uma Boa e Rápida Soneca

No mundo moderno, estamos sempre correndo de um lado para o outro. Apressados e ocupados, é comum também estarmos com sono e pouco alertas. É que toda essa agitação acaba deixando muita gente com problemas para dormir e extremamente cansados. Nesses momentos, você daria tudo por uma soneca, não é mesmo?

Mas e se eu te dissesse que a ciência tem comprovado inúmeros benefícios de um sono rápido durante o dia? É claro que não estou falando de longas horas, até porque não se há tempo para isso…

Os estudos indicam que uma boa soneca dura em torno de 10 minutos, que são mais do que suficientes para lhe energizar. Mais especificamente, entre 7 e 10 minutos é o que se precisa para aumentar o seu estado de alerta ao final do cochilo, incluindo melhoras na latência do sono, sonolência subjetiva, fadiga, vigor e desempenho cognitivo.

Se durar um pouco menos ou um pouco mais, entre 5 e 15 minutos, você ainda terá alguns benefícios. Porém, quando se passa de prazo, a eficiência não é a mesma. A partir dos 20 minutos você pode experimentar uma sonolência inicial após acordar, e logo em sequência estará mais alerta – mas esse efeito não durará tanto quanto na soneca de poucos minutos.

5 formas de uma boa soneca melhorar seu dia e sua saúde

1 – Saúde do coração

As sonecas rápidas reduzem seu cansaço e estresse, reduzindo os riscos inflamatórios no seu organismo – algo ótimo para evitar problemas com o seu coração. Além disso, estudos apontam que pessoas que frequentemente tiram esses pequenos cochilos tem menor mortalidade relativa a condições coronarianas.

2 – Soneca e função cognitiva

Diversos estudos indicam que uma soneca rápida tem efeitos na sua saúde cognitiva. O tempo de sono varia em cada uma delas, mas o ponto em comum é a afirmação de que há melhoras no desempenho mental e no estado de alerta durante o restante do dia.

3 – Estresse e ansiedade

É de certa forma óbvio que os cochilos reduzam estados de estresse e ansiedade. Mas é sempre importante observar o que dizem os estudos. A boa notícia é que eles confirmam que, em adultos, a soneca pode combater os efeitos nocivos de uma noite mal dormida. Estudos em crianças, por sua vez, mostram que aquelas que tiram um bom soninho tem menores níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

4 – Soneca e atividade física

Evidências também apontam para benefícios nas suas atividades físicas. Ao testar os efeitos das sonecas em voluntários, ficou claro que houve melhoras como melhor reação motora e maior eficiência em tempos de corrida.

5 – Controle do apetite

Para aqueles que estão buscando emagrecer, pode ser difícil controlar os desejos de passar da conta na hora de comer. Mas até nesse caso um bom cochilo rápido pode ajudar. Principalmente durante a tarde, muitas pessoas sentem desejo de alimentos doces. Trata-se de uma demanda por manutenção do açúcar sanguíneo. Uma soneca entre 10 e 15 minutos pode melhorar sua concentração e reduzir o estresse, consequentemente reduzindo a vontade de comer esse tipo de alimento.

Agora que você já conhece esses benefícios, que tal experimentar uma boa soneca no período da tarde? Só se lembre de não passar da conta para não ficar com sonolência. Apenas alguns minutos serão valiosos. Pode apostar!

Referências bibliográficas:

  • Prog Brain Res. 2010;185:155-66. doi: 10.1016/B978-0-444-53702-7.00009-9.
  • Sleep. 2006 Jun;29(6):831-40.
  • Napping may not be such a no-no – Harvard Health Letter. Nov 2009.
  • J Sports Sci. 2007 Dec;25(14):1557-66.
  • Nat Neurosci. 2003 Jul;6(7):697-8.
  • Biol Res Nurs. 2008 Jan;9(3):244-53.
  • https://www.drrondo.com/a-ciencia-confirma-o-sono-de-beleza-e-real/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link