3 Atividades que Podem dar um Jeito na sua Dor nas Costas

Cada vez mais tem surgido nas pessoas a consciência de buscarem por tratamentos alternativos. Elas querem dar um basta no uso de drogas químicas que trazem vários efeitos colaterais. No caso das dores crônicas, como dor nas costas ou outras, a primeira ideia é sempre o uso de analgésicos. Felizmente, esse pensamento vem mudando de uns tempos pra cá.

Em busca de comprovar a eficácia de novas intervenções que possam dar conta do problema, pesquisadores americanos fizeram uma meta análise de estudos que analisaram 3 diferentes atividades e seus efeitos na dor lombar.

São elas: a yoga, atividade originária da Índia que associa alongamentos, concentração, posições e respiração; o tai chi, de origem chinesa, que mescla movimentos suaves, alongamento e mindfulness; e o qigong, técnica de meditação com movimentos, também originária da China. Todas têm algo em comum: a interação entre corpo e mente. Mas a pergunta é: será que trazem resultados para dor nas costas?

Terapias alternativas e dor nas costas: o que mostram os estudos

Depois de avaliarem os estudos, os pesquisadores chegaram a conclusões interessantes e bem positivas. A maioria das pesquisas mostraram bons resultados de redução de dor nas costas, em especial dor lombar, relacionadas a essas práticas mente-corpo.

Além de redução da dor, notou-se melhora em sintomas relacionados: redução de sofrimento psicológico, depressão, ansiedade e melhora da capacidade funcional. Sobre cada atividade específica, descobriu-se que:

Yoga: maior duração e intensidade tiveram como consequência redução ainda maior da dor lombar;

Tai chi: mostrou bons resultados na redução de dor nas costas de homens na faixa dos 20 anos. Também se mostrou mais eficiente que alongamento comum, maiores reduções na intensidade da dor, incomodidade dos sintomas e incapacidade relacionada à dor.

Qigong: os pesquisadores encontraram poucos estudos sobre o uso do qigong para dor nas costas, portanto ainda não se pode afirmar com certeza sobre sua eficácia. Mas como prática que integra mente e corpo, como yoga e tai chi, acredita-se que pode também trazer bons resultados.

“Yoga, tai chi e qigong podem ser usados ​​como alternativas eficazes de tratamento aos analgésicos, cirurgia ou tratamentos baseados em injeção, como bloqueios nervosos, que estão associados a alta incidência de efeitos adversos no tratamento da dor lombar. Precisamos de mais ensaios clínicos e evidências empíricas para que os médicos possam prescrever esses tipos de intervenções com mais confiança para gerenciar a dor lombar em seus pacientes”, comentou o Dra. JuYoung Park, autora do estudo.

Portanto, se você sofre com a dor nas costas, fica a dica. Procurar uma dessas atividades pode ser uma boa opção para aliviar os sintomas. Converse com seu médico sobre integrá-las ao seu tratamento. Você só tem a ganhar!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link