Saúde

20 Minutos e um Cérebro Melhor

Com todos os avanços da medicina, ainda não se tem boa resposta para perda de memória e demência. Hoje, a solução para seu cérebro se baseia em medicações da Indústria Farmacêutica.

Apesar de toda a sua ansiedade e preocupação com esse assunto, o que você vai ouvir muito provavelmente é que a perda de memória é “apenas o envelhecimento normal”.

Mas há quase uma década eu tenho orientado os meus pacientes a melhorarem a saúde do cérebro, e uma das melhores estratégias é permanecer ativo.

E é exatamente o que a ciência mostra, pois um novo estudo da Universidade McMaster prova que o exercício de alta intensidade melhora a memória.

Avaliou-se o desempenho de 95 jovens adultos saudáveis ​​que foram divididos em três grupos.

  • Um grupo realizou sessões de 20 minutos de treinamento intervalado intenso.
  • Um segundo grupo fez o mesmo programa de exercícios e algum treinamento cerebral.
  • O terceiro grupo de controle não fez nada.

Após apenas seis semanas, as pessoas que se exercitaram apresentaram melhorias significativas em suas memórias. Só o grupo controle que não teve melhoras.

Nos que se exercitaram, houve aumento da oferta de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). O BDNF é uma espécie de “hormônio de crescimento” para o cérebro. Esta proteína promove aumento de crescimento e geração de quase todos os tipos de células cerebrais, além de aumentar a vida útil das células cerebrais existentes. E mais, ajuda o cérebro a desenvolver novas conexões neurais, as sinapses.

Quando os níveis de BDNF são altos, aprender coisas novas é fácil e memórias de longo prazo são preservadas. Além disso, as pessoas com os níveis mais altos de BDNF apresentam 50% menos risco de demência do que as pessoas com níveis mais baixos.

Normalmente, quando você vai treinar, é bem provável que te coloquem em uma esteira, transport ou bicicleta ergométrica por uma hora ou mais por dia.

Esse raciocínio está preso à ideia de que você precisa aumentar sua resistência com horas de exercícios aeróbicos, mas quando se trata de seu cérebro, mais cardio NÃO é melhor. Veja o porquê…

O melhor treino para seu corpo e seu cérebro

Seu cérebro queima muita energia. E essa energia é entregue a ele pelo fluxo sanguíneo. Na verdade, seu cérebro precisa de mais sangue do que qualquer órgão do corpo.

Em cada batida do coração, um sétimo do sangue vai para o seu cérebro.

Nos treinos de longas sessões de cardio ocorre redução do seu coração, pois eles promovem um batimento cardíaco mais fraco, constante e diminuem o fluxo sanguíneo.

Os estudos mostram que isso promove um envelhecimento cerebral mais rápido, reduzindo a capacidade cardíaca de bombear muito sangue para o cérebro.

Por isso, você obtém o maior benefício para o seu cérebro quando treina com intervalos curtos e de alta intensidade, como no programa supra aeróbico que descrevo no meu livro 20 Minutos e Emagreça.

É um treinamento com curtos períodos de atividade que aumentam de intensidade ao longo do tempo. Isso cria capacidade em seu coração e pulmões. Ele permite que mais sangue e oxigênio atinjam os órgãos que mais precisam deles, especialmente o cérebro.

Um estudo mostrou que esse programa de exercícios aumentou os níveis de fluxo sanguíneo em mais de 400% nos pulmões e no coração. E o seu cérebro recebe o dobro de oxigênio e sangue durante o período de exercício intenso comparado com atividades leves ou de média intensidade.

Além disso, tem outras vantagens: é rápido, você pode fazer onde quer que esteja, independente do seu condicionamento. São só 20 minutos em dias alternados.

Com isso você vai maximizar seu poder cerebral.

Comece devagar e vá aumentando a intensidade conforme se sinta-se confortável para isso. Com algumas sessões você já verá aumento da sua resistência.

E tenha a certeza que está fortalecendo seu coração e cérebro.

Referências bibliográficas:

 

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link

20 Minutos e um Cérebro Melhor