Infantil

11 Nutrientes Importantes para o Cérebro das Crianças

Essa é uma preocupação pela qual toda mãe já passou. Afinal, quais os melhores alimentos para as crianças? O que elas devem e o que não devem comer? Quais os nutrientes mais importantes para um desenvolvimento sadio do cérebro dos pequenos?

O que você precisa entender é que isso começa mais cedo do imagina, já na barriga das mães. Segundo a Dra. Claire McCarthy, pediatra do Boston Children’s Hospital e professora de pediatria na Harvard Medical School, o desenvolvimento do cérebro crianças da gravidez até os dois anos de idade é que vai decidir como ele vai funcionar o resto de suas vidas.

É nesse período que os nervos começam suas conexões e são recobertos pela mielina, que os protege e está envolvida na velocidade de condução do impulso nervoso. Resumindo: a forma como cada pessoa pensa, memoriza e sente é definida nessa fase!

Então, estamos falando aqui de algo muito importante. E a primeira dica alimentar você já conhece: aleitamento materno. Além de ser um alimento completo, o ato aumenta o contato da mãe com o bebê, fundamental para seu desenvolvimento.

Veja agora outros nutrientes importantes para as crianças e em quais alimentos encontrá-los:

1 – Proteínas: Como sempre digo, as melhores proteínas são as de origem animal, como as das carnes, ovos, peixes selvagens, leite e seus derivados, preferencialmente de animais criados soltos pastoreando. Outras fontes importantes são as sementes oleaginosas e leguminosas.

2 – Zinco: Mineral muito encontrado também em carnes, peixes, sementes e laticínios.

3 – Ferro: As melhores fontes são as carnes, feijões, e vegetais verde escuros, como couve e rúcula.

4 – Colina: Encontrada principalmente nas carnes, ovos e laticínios.

5 – Folato: Um dos nutrientes mais importantes para as grávidas, por ajudar no desenvolvimento de seus bebês. Encontrado em fígado e espinafre.

6 – Iodo: Encontrado nos laticínios e no sal iodado. Algas marinhas são outra fonte rica em iodo.

7 – Vitamina A: Dentre os alimentos animais, o fígado é uma das melhores fontes. Nos vegetais, é encontrada nas cenouras, batatas doces e espinafre.

8 – Vitamina D: Como você já deve saber, ela é produzida quando tomamos sol. Então, saia de casa e aproveite o dia! Nos alimentos, é encontrada em peixes selvagens, como o salmão.

9 – Vitamina B6: Muito presente em carne de vísceras, como fígado, além de peixes e batatas.

10 – Vitamina B12: Fundamental para o cérebro, esse nutriente é principalmente encontrado nas carnes, peixes, laticínios e ovos.

11 – Ácidos graxos poli-insaturados: Um bom exemplo dessas gorduras boas é o famoso ômega 3, que você pode encontrar em peixes como o salmão selvagem.

Fique atento à alimentação das crianças. Ela é fundamental para que cresçam saudáveis e inteligentes. Colocar esses nutrientes no seu dia a dia é garantia de uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER
close-link