10 Maneiras Naturais de se Livrar de um Nariz Entupido

Estar com nariz entupido é sempre uma experiência desagradável. Além de comprometer sua respiração, dificulta suas tarefas diárias, podendo inclusive gerar dor de cabeça.

E na hora de dormir, poderia ser mais desagradável?

Causas de nariz entupido:

Esta condição, muitas vezes, não significa que exista excesso de muco obstruindo as vias aéreas nasais. Isso ocorre porque quando os vasos sanguíneos nos seios da face ficam irritados e inflamados, há inchaço dos tecidos nasais.         

Os motivos mais frequentes são:

1. Resfriado comum: na aspiração de bactérias ou vírus, ocorre liberação de histamina química no nariz, aumentando o fluxo sanguíneo e gerando edema local.

2. Rinite alérgica: ocorre quando há uma resposta inflamatória exacerbada a um agente específico, que pode ser pólen, pelos de animais, mofo ou poeira doméstica.

3. Rinite vasomotora ou não alérgica: se manifesta como a rinite alérgica, mas sem envolver o sistema imunológico, podendo ser causada por:  

  • Exposição a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro ou perfume
  • Aumento das adenóides
  • Gravidez
  • Estresse psicológico
  • Disfunção tireoidiana
  • Uso crônico de descongestionantes nasais

4. Anormalidades anatômicas: pessoas que têm deformidades no nariz e no septo nasal, geralmente causadas por lesões, podem estar propensas ao nariz entupido.

5. Corpos estranhos: ocorre em crianças que enfiam pequenos brinquedos ou objetos no nariz.   

Como se livrar rapidamente de um nariz entupido        

1. Mantenha-se hidratado – Ingerir quantidades suficientes de líquidos para permitir uma boa diluição do muco produzido no sistema respiratório. Ele é eliminado, em parte, pelas vias nasais.

2. Banho quente – O vapor do chuveiro promove fluidificação do muco presente nas vias nasais, desinflamando e melhorando o fluxo respiratório

3. Agregue um umidificador – O ar seco com baixa umidade pode aumentar a sensação de congestão nasal, além de promover irritação nas vias respiratórias. Esse sistema converte água em umidade, fluidificando o muco no nariz. Além disso, reduz o edema dos vasos sanguíneos nasais, melhorando o fluxo respiratório. Procure manter a umidade do ambiente entre 40 e 60%.

4. Irrigação com água oxigenada – Ela é a sua 1ª linha de defesa, além de ser a melhor opção contra infecções causadas por vírus, bactérias, fungos, parasitas e qualquer invasor estranho.

Usando um conta gotas, aplique 5 gotas de peróxido de hidrogênio a 3% em cada narina 2 vezes ao dia (manhã e noite). Depois que é borrifado, o peróxido de hidrogênio pode causar uma leve sensação de queimação. Se você achar muito desconfortável, dilua o peróxido com igual quantidade de água (pode ser necessário aumentar a dose para 10 gotas se o peróxido é diluído).

5. Compressa quente – É uma maneira simples de aliviar o desconforto de um nariz entupido. Use uma toalha quente e coloque-a na parte superior do rosto, cobrindo a testa, os olhos, a bochecha e o nariz. Com isso, promoverá alivio da inflamação e das vias aéreas.

6. Sprays salinos – Dissolva 2 colheres de chá de sal marinho ou sal do Himalaia em meio copo de água, deixe ferver e espere esfriar. Coloque o conteúdo em um recipiente com conta-gotas para aplicar em cada narina. Isso promove diluição do muco e redução do edema nasal, melhorando a respiração.

7. Spirulina – Promove alívio de sintomas comumente associados à rinite alérgica, como secreção e congestão nasal, espirros e coceira. Inibe as prostaglandinas, reduzindo inflamação e desconforto. Segundo estudo duplo cego, controlado por placebo, 31 pacientes tratados com spirulina relataram melhoras significativas quando comparados com placebo.  

Além disso, pela sua atividade antiviral e antirretroviral, na forma de extrato aquoso, inibe replicação viral, inclusive do HIV-1, segundo publicação. 

8. Vinagre de maçã a 6% – Alivia a congestão nasal. Pela presença de ácido acético e potássio, pode ajudar na diluição do muco e inibição de crescimento bacteriano. Para isso tome duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em um copo de água.

9. Chá de hortelã-pimenta – Pela presença de mentol, ajuda a eliminar a congestão nasal. Adicione um limão e uma colher de chá de mel cru, que melhoram e eliminação do muco.     

10. Óleo essencial de eucalipto – Pela presença de 1,8 cineol, o seu principal componente ativo, promove redução do muco das vias aéreas. É altamente eficaz para sinusite.     

A melhor maneira de usar óleos essenciais para o nariz entupido é através da inalação. Adicione o óleo de eucalipto à água quente para produzir um vapor terapêutico. Evite o contato direto com a pele ou mucosa, pois podem causar efeitos colaterais indesejados, por serem muito concentrados.

Neste caso, você pode associá-lo com alguma substância natural, como o azeite de oliva ou óleo de coco por exemplo, criando um óleo de massagem totalmente natural.

Vapor de banho: coloque um pouco de óleo essencial de eucalipto no chão do box quando for tomar banho. O vapor do chuveiro em contato com o óleo vai promover uma vaporização aromática e relaxante.

Com essas dicas naturais, com certeza você ficará mais aliviado e terá um dia – ou uma noite – mais confortáveis. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link