10 Benefícios das Sementes de Abóbora para sua Saúde

É incrível como muitas vezes temos uma compreensão limitada de quais seriam os alimentos realmente saudáveis. Por incrível que pareça, ainda se joga no lixo muito do que poderia estar em nosso prato. Um exemplo são as sementes de abóbora…

Veja o que você vai encontrar nessas incríveis sementes e como eles podem ajudar sua saúde:

Conteúdos e benefícios das sementes de abóbora

1 – Zinco e imunidade

O zinco é fundamental para nossa imunidade. Mas por conta de solos cada vez mais pobres e dietas incorretas, muita gente se encontra deficiente desse mineral. Ele é importante em para várias funções do seu organismo, desde o sono e o humor até a parte sexual. Sua deficiência está ligada a problemas que vão de um simples resfriado à fadiga crônica e depressão. As sementes de abóbora são uma ótima fonte de zinco, podendo lhe ajudar nesse sentido.

2 – Magnésio

Outro mineral em falta nas pessoas do mundo moderno é o magnésio. Lembre-se que ele é responsável por mais de 300 reações bioquímicas no corpo. Com níveis insuficientes, seu sistema nervoso se torna lento, a inflamação silenciosa avança e seu coração pode apresentar arritmias.

Agora, a boa notícia: as sementes de abóbora estão simplesmente repletas de magnésio. É claro que você não vai obter todo o necessário só por meio delas – com os níveis baixos dos alimentos atuais, é até recomendável um suplemento de magnésio – mas essas sementes podem ser uma opção natural para amenizar a questão.

3 – Sementes de abóbora e saúde da próstata

A semente da abóbora pode ser uma boa opção para manter a saúde da próstata. Pesquisas que usaram extratos dessas sementes mostraram um papel importante no tratamento da hiperplasia prostática benigna. Além disso, o zinco também é fundamental para uma boa saúde da próstata.

4 – Ômega 3

Assim como outras sementes e castanhas, a semente de abóbora contém uma boa quantidade de ômega 3 de origem vegetal. Isso é algo bom, mas é sempre importante lembrar que as melhores fontes desse óleo são as animais, como os peixes de águas profundas e principalmente o óleo de krill.

5 – Alto teor de fibras

Pelo seu alto teor em fibras, as sementes de abóbora são ótimas para seu sistema digestivo. Você precisa das fibras tanto para alimentar as bactérias boas intestinais, fundamentais para a saúde, quanto para melhorar a regularidade com que vai ao banheiro. São dois pontos simples, mas que turbinam a sua saúde.

6 – Efeito antioxidante

As substâncias presentes nessas sementes possuem um bom efeito antioxidante. Com estresse e problemas alimentares, estamos sempre sujeitos aos danos oxidativos e à consequente inflamação silenciosa, precursora das principais doenças do mundo moderno.

7 – Sementes de abóbora e sua dieta keto

Você já sabe que se quer ter uma Supersaúde precisa basear sua alimentação nas gorduras boas, quantidade moderada de proteína e carboidrato virtualmente zero – os pilares da dieta keto. As sementes de abóbora se encaixam bem nisso, possuindo em sua composição muitas gorduras naturais boas e poucos carboidratos. Assim, também melhoram seu colesterol HDL, o famoso “bom colesterol”.

8 – Indicada para mulheres na menopausa

Pesquisas indicam que a semente de abóbora pode diminuir sintomas da menopausa, como dores de cabeça, nas juntas, ondas de calor e aumento de pressão.

9 – Diabetes

Estudos feitos em animais sugerem que as sementes de abóbora melhoram a regulação de insulina, ajudando na prevenção da diabetes. Além disso, só pelo fato de serem parte de uma dieta keto e prevenirem o estresse oxidativo já poderiam ser classificadas com uma boa opção para o combate da diabetes.

10 – Sementes de abóbora, bem-estar e sono

Sementes de abóbora são ricas também em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, hormônio conhecido por regular nosso humor e bem-estar. Mas saiba que a serotonina também é convertida em melatonina, o hormônio do sono. Portanto, ao aumentarem seus estoques de triptofano, as sementes garantem mais bem-estar e uma noite bem dormida.

Atenção ao uso das sementes

Fique atento: a primeira coisa que você precisa sempre levar em conta é que nenhum alimento é milagroso sozinho. Ele deve ser um dos componentes de uma dieta saudável, como a dieta keto, para agregar à sua saúde.

Opte preferencialmente por sementes orgânicas e procure um bom fornecedor se for comprar maiores quantidades. Outra dica: muitas pessoas costumam torrar as sementes de abóbora para que fiquem mais saborosas. Se for fazer isso, evite altas temperaturas (acima de 70º C) e, é claro, não torre demais, pois podem formar-se substâncias cancerígenas, como as acrilamidas. Você pode ainda aproveitar as sementes nas suas receitas keto preferidas. Confira algumas aqui no site e aproveite!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link