Saúde

Você quer manter sua mente clara conforme vai envelhecendo? Então, você precisa de vitamina B12!

De acordo com as últimas pesquisas pessoas com deficiência de vitamina B12 apresentam resultados inferiores em testes de avaliação cognitiva e têm volume cerebral menor, sugerindo que a deficiência dessa vitamina possa levar à atrofia cerebral.

Esse assunto é muito importante pelo fato da vitamina B12 ser deficiente de modo geral e difícil de avaliar, pois os marcadores são inadequados e não refletem a realidade. Eles só avaliam a vitamina B12 em nível sanguíneo e não a concentração de todos os marcadores relacionados com vitamina B12, que são os que estão associados à função cognitiva global e ao volume total do cérebro.

Os dois principais sinais de deficiência de vitamina B12 são a confusão mental e os problemas com a memória.

 

Vitamina B12: a responsável pela produção de energia na célula

Sabemos que o nosso corpo depende da eficiência da conversão de carboidrato em glicose para gerar energia. E nesse caso, a vitamina B12 tem um papel muito importante no processo de transformação. Além disso, a vitamina B12 permite que o nosso corpo transforme ácidos graxos em energia e promove:

– função saudável do sistema nervoso;

– clareza mental, concentração e memória;

– circulação adequada;

– o crescimento normal dos nervos;

– eficiência do sistema imunológico;

– bem-estar físico e humoral;

– estímulo da produção hormonal normal;

– ajuda na formação dos glóbulos vermelhos;

– estímulo da formação celular e longevidade;

– importante na gestação;

– energia física, mental e emocional.

 

Teste sanguíneo: o que é realmente deficiência?

As recomendações para se determinar, realmente, as deficiências de vitamina B12 são:

– abaixo de 150 pmol/L, considerado deficiente em vitamina B12. Converse com o seu médico para determinar as causas e o tratamento adequado;

– em concentrações entre 150 pmol/L e 200 pmol/L é preciso investigar o ácido metilmalônico para determinar a sua situação. Caso este esteja elevado, significa que há a deficiência da vitamina B12.

Uma forma prática, no caso de suspeita clínica de deficiência de vitamina B12, é tratar e observar se os sintomas melhoram.

A vitamina B12 é encontrada somente em fontes de origem animal (carne, frango, porco, leite, ovos e frutos do mar). Então, caso você consuma pouco desses alimentos ou tenha perdido a habilidade de absorver essa vitamina pela dieta, convém fazer uma suplementação através de terapias injetáveis ou na forma sublingual. Nesses casos, a suplementação oral não funciona adequadamente.

 

Causas de deficiência

Por se tratar da maior vitamina que conhecemos a B12 não é facilmente absorvida, e, além disso, depende de um mecanismo de absorção chamado fator intrínseco, que permite a sua absorção no intestino delgado. Mas, é importante entender que com o processo de envelhecimento perdemos a habilidade de produzir esse fator intrínseco e com isso cria-se um estado de deficiência.

Cerca de 50% da população tem níveis abaixo do ideal dessa vitamina.

Se você consome dieta vegetariana ou vegan, certamente você está mais deficiente da vitamina B12, pois como já mencionei anteriormente, essa vitamina só é encontra em alimentos de origem animal.

 

Outros fatores de deficiência são:

Síndrome de má absorção de vitamina B12: ocorre quando há perda das vilosidades intestinais que permitem a produção de fator intrínseco (uma proteína que se liga à vitamina B12 e permite o seu corpo absorvê-la);

Envelhecimento: há a diminuição de fator intrínseco, o que significa que se torna virtualmente impossível absorver vitamina B12. Nesses casos, o ideal é optar pela suplementação;

Uso de medicações como Metformina para diabetes tipo 2: essas medicações inibem a absorção de vitamina B12, especialmente em altas doses;

Excesso de consumo de café: o consumo de mais de seis xícaras por dia, inibe a absorção do complexo B em mais de 15%;

Antiácidos: produtos e medicações para tratar úlceras alteram a secreção gástrica, diminuindo a habilidade de absorver vitamina B12. A acidez gástrica é crucial para a absorção;

Cirurgia de Bypass Gástrico.

 

Sinais e sintomas de deficiência de vitamina B12. Fique atento!

– fadiga, perda de energia;

– fraqueza muscular;

– formigamento nas extremidades;

– confusão mental, memória diminuída;

– distúrbio do sono;

– alteração de humor (apatia ou desmotivação);

– depressão;

– anemia;

– demência e Alzheimer;

– alteração neurológica;

– infertilidade feminina;

– doença cardíaca e câncer.

Essas manifestações podem aparecer após muito tempo de deficiência. Assim, caso você apresente algum destes sintomas, tome as atitudes necessárias para proteger o quanto antes o seu cérebro e a sua saúde de forma geral.

 

Referências bibliográficas:

Science Daity. Sep 27, 2011

– Science News.  Sep 27, 2011

– Neurology. Sep 27, 2011; 77(13):1276-82

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER