Atividade Física

Você queima mais calorias no verão ou no inverno?

Quando chega o verão e os dias estão mais quentes, muita gente logo se anima a praticar atividades físicas. É hora de suar a camisa para perder aquelas calorias, emagrecer e ter um corpo mais saudável e bonito. E aí você se pergunta: será que estou queimando todas as calorias que gostaria? Ou será que no inverno esse gasto seria mais eficiente?

Isso é uma dúvida comum, e vou esclarecê-la. Quando se exercita no tempo frio, você queima menos calorias do que no tempo quente, porque quanto mais calor, mais esforço faz o seu coração para evitar o excesso de aquecimento.

Mais de 70% da produção de energia pelos seus músculos durante o exercício é perdida como calor; portanto, quanto mais forte você se exercitar, mais quentes se tornarão os seus músculos. É no tempo quente – ou seja, no verão – que o seu coração precisa bombear mais sangue para fornecer oxigênio para os músculos, além de bombear o sangue quente proveniente dos músculos para a sua pele, para dissipar calor pelo suor.

No inverno, o trabalho do seu coração é menor: como sempre, ele tem que bombear o sangue para os seus músculos, mas somente pouco sangue extra deve ser enviado para a pele para dissipar o calor.

Portanto, no tempo quente o seu coração trabalha mais fortemente e queima mais calorias. Mas, atenção! Essa informação não deve desencorajar você de se exercitar quando está frio, porque estar em forma é uma proposição para o ano todo, certo? Viva um 2016 mais saudável!

[divider]       

Referências bibliográficas:

  • Atleta no Século XXI. Editora Gaia. 2000

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)