Saúde

Você já se perguntou como o seu corpo é capaz de produzir o ácido úrico?

Descubra como isso acontece e as formas de se prevenir

Muito já se falou sobre o ácido úrico e suas consequências, mas você sabe exatamente como ele é produzido pelo seu corpo? É muito importante que você saiba como isso acontece para que possa se prevenir da maneira correta.

O ácido úrico é um bioproduto proveniente da degradação celular. Em outras palavras, quando a célula morre o DNA e o RNA são transformados em químicos que recebem o nome de purinas e que por sua vez são degradados em ácido úrico.

Dados revelam que o ácido úrico tem se elevado entre a população desde a primeira metade do século 20. Para se ter uma ideia, em 1920, a média do ácido úrico era de aproximadamente 3,5 ml/dl. Já em 1980 o nível subiu para 6 a 6,5 ml/dl e certamente é muito maior hoje.

A base deste aumento está no consumo de frutose – hoje o açúcar mais consumido na alimentação diária. A frutose eleva a produção de ácido úrico através de um processo complexo que faz com que a célula consuma seus ATPs rapidamente. Isso acaba gerando um choque e promovendo o crescimento do índice de morte celular. Por isso, faça muita atenção à sua alimentação, pois ao consumir uma quantidade excessiva de frutose a célula fica sem energia e entra em estado de choque, como se não tivesse mais suprimento de sangue.

Diante disso, as células deficientes de energia acabam por inflamar e ficam ainda mais susceptíveis aos danos causados pelo estresse oxidativo.

Hoje temos a consciência de que o ácido úrico elevado pode ser o preditor da cirrose hepática não alcoólica, diabetes, doença cardiovascular, hipertensão e obesidade. E para medir essa taxa existem testes simples e baratos que devem fazer parte do seu check up de rotina. Para os homens o nível ideal é de até 4 ml/dl, e para as mulheres é de até 3 ml/dl.

Considerando esses valores, caso o seu ácido úrico esteja acima do indicado, elimine o máximo de frutose que puder de sua alimentação e refaça o exame após algumas semanas.

Agora que você já sabe como o seu corpo produz o ácido úrico e quais o fatores capazes de acelerar o aumento da sua produção, é hora de adotar novas medidas! Vamos lá?

[divider]

Referências bibliográficas:

  • Uric Acid as an Independent Risk Factor in the Treatment of Hypertension, Ward HJ. The Lancet, August 29, 1998, 352: 670-671
  • Uric Acid and Coronary Heart Disease Risk: Evidence for a Role of Uric Acid in the Obesity-Insulin Resistance Syndrome: The Normative Aging Study. Lee, Jerry, et al, American Journal of Epidemiology, 1995, 142(3):288-294.
  • The association between serum uric acid level and long-term incidence of hypertension: Population-based cohort study. Shankar A, Klein R, et al, J Hum Hypertens, 2006, 20(12): 937-45.
  • Uric acid and inflammatory markers. Ruggiero C, Cherubini A, et al, Eur Heart J., 2006, 27(10): 1174-81.
  • Uric Acid, Friend or Foe? Benzie, I. F. F. and Strain, J. J., Redox Report, 1996, 2(4): 231-234.
  • Serum Uric Acid as an Index of Impaired Oxidative Metabolism in Chronic Heart Failure. Leyva, F., et al, European Heart Journal, 1997, 18: 858-865.
  • Uric Acid and Diet – Insights Into the Epidemic of Cardiovascular Disease. Johnson RJ, Rideout BA, N Engl J Med, March 11, 2004, 350(11): 1071-1073.
  • Fructose-rich beverages and risk of gout in women. Choi HK, Willett W, Curhan G., JAMA, Nov 10, 2010, 24, 304(20): 2270-8.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER