Especiais

Você já parou para pensar no que acontece quando anda descalço?

Em geral, a nossa pele é uma boa condutora. Mas, uma parte em especial, é bem mais potente nesse processo de condução e está localizada bem no meio da bola do nosso pé. Essa parte da nossa pele e é chamada pelos acupunturistas como Rim 1 (K1). Esse é um ponto bem conhecido que se conecta com todos os meridianos de acupuntura e essencialmente a todos os cantos do nosso corpo.

Diante disso, um dado interessante a ser avaliado é o de que a falta de caminhar descalço está ligado ao aumento de doenças da modernidade, uma vez que o uso constante dos calçados com solas de borracha contribuem para o aumento dessas doenças pela proliferação da inflamação crônica, que gera a produção excessiva de radicais livres.

Quando você caminha descalço, há uma transferência de elétrons da terra para o seu corpo através da sola dos seus pés e essas migrações são os maiores potenciais antioxidantes conhecidos pelo homem.

Experimentos têm mostrado que os elétrons da terra causam mudanças benéficas no ritmo cardíaco, diminuição de inflamação, redução de dor, promoção do sono saudável, além de afinar o sangue tornando-o menos viscoso, o que tem impacto benéfico nas doenças cardiovasculares.

O ideal é caminhar na praia, próximo da água, pois a água é também uma grande condutora. Como o nosso corpo é composto de bastante água, isso cria uma excelente conexão.

Outra interessante opção seria a de caminhar descalço sobre uma área coberta de grama, especialmente se ela estiver coberta com orvalho. Por isso, faça caminhadas em locais gramados pela manhã bem cedinho. Você não vai se arrepender!

No caso de pisos de concreto eles só serão bons condutores se não tiverem sidos selados. Já os pisos de concreto pintados também não apresentam resultados satisfatórios, pois não permitem que os elétrons passem bem através dele.

Materiais como asfalto, madeira e o plástico das solas dos calçados também não permitem que os elétrons passem por eles. O que mais uma vez soma pontos positivos para quem tem o hábito de caminhar descalço e em locais apropriados.

 

Referências bibliográficas:

–       Energy Medicine: The cientific bases.  James L. Oschman  – Jun 15, 2000

–       Energy Medicine in Therapeutics and Human performance.  James L. Oschman  – March 8, 2003

–       Earthing; The most important discovery ever?  Clinton Ober, et al – April 9, 2010

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER