Alimentação

Uma taça de vinho pode proporcionar maravilhas, inclusive para o seu coração

Troque a esteira por uma taça de shiraz?

Não sei se você vai recordar, ou se você já frequenta a academia há muito tempo para notar as mudanças que estão acontecendo, mas antes de falarmos sobre os benefícios do vinho, eu te convido a fazer um exercício de memória.

Você se lembra de como eram as academias antigamente? Cheias de pesos livres, bolas de ginástica e aqueles sacos de velocidade para boxeadores. Hoje elas mais parecem um shopping, incluindo a praça de alimentação. Elas agora têm bar de proteínas, máquinas para shakes e buffet com direito a refeições para viagem.

Tudo isso é muito bonito, moderno, mas se a sua academia for realmente séria, talvez esteja faltando algo aí. A academia precisa oferecer o combustível que o seu corpo precisa para combater as doenças cardíacas e outros malefícios provocados pelo envelhecimento.

Você vai se surpreender, mas a Universidade de Alberta descobriu que uma taça de vinho tinto é tão boa para o coração e para os músculos, quanto malhar por uma hora na academia. E você vai concordar comigo que é muito melhor tomar uma taça de pinot noir do que passar 60 minutos malhando.

O vinho tinto está repleto de resveratrol, um poderoso fenol antienvelhecimento que fortalece o coração, auxiliando no combate à depressão. Essa substância pode até tornar a quimioterapia mais eficaz!

O hábito moderado de tomar vinho tinto pode incrementar a sua saúde de uma forma que você nem imagina. E é por isso que o vinho tinto é tido como um dos elementos básicos da Dieta Mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo.

Mas pelo amor de Deus, não vá pensando que substituir a academia pelo vinho é a solução definitiva para todos os seus problemas. Não há uma escolha entre o seu treino e um litro de carbenet; a academia e o vinho devem atuar em conjunto. Mantenha o seu regime de exercício e comece a acrescentar uma taça ocasional do seu vinho tinto favorito em sua programação.

Com isso você estará dando ao seu corpo o combustível e a força que ele precisa para parar os efeitos do tempo!

Então, um brinde à sua saúde!

[divider]

Referências bibliográficas:

– mydaily.co.uk

– Nature, 2006; 444(7117): 337-42.

– Scand Cardiovasc J, 2004;38:1-10

– Nutr Metab Cardiovasc Dis, 2010 Jul 29

– Biol Trace Elem Res, 2007; 118(3): 244-9.

– Neurochem Int, 2009; 54(2): 111-8.

– Biotechnology Letters, June, 1997;19(6):497-498.

– Clinical Chemistry, 1996;42(1):113-114.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER