Saúde

Vinagre de Maçã: Impacto Positivo na Glicemia

Estamos vivenciando um ganho de peso progressivo da população brasileira. Cerca de 50% das pessoas sofrem de alto nível de açúcar no sangue, apresentando pré-diabetes ou diabetes.

Muitas vezes, elas nem tem conhecimento de como sua saúde realmente está comprometida e nem percebem isso.
Buscando no PASSADO o tratamento do FUTURO

O vinagre de maçã é um dos primeiros e mais valorizados remédios naturais. Já em 400 antes de Cristo, Hipócrates, famoso como o pai da medicina, usou o vinagre como antibiótico para tratar os seus pacientes.

Na era dos romanos e egípcios, havia muito vinagre potente nas mesas de refeições. Durante o século 19, o vinagre era usado como curativo, e no século 20 as pessoas bebiam coquetel de vinagre de todo tipo.

Hoje, cada vez mais, o vinagre de maçã tem se mostrado altamente eficiente. Os estudos têm confirmado que seu poder terapêutico é atemporal!

Os primeiros indícios do uso do vinagre vêm da Babilônia. Em 5.000 antes de Cristo já se fazia vinagre como produto final do vinho. Desde essa época, o vinagre é usado como preservativo de alimentos, como agente medicinal, como antibiótico e mesmo na limpeza da casa. Já era conhecido como um bom antimicrobiano, que eliminava microrganismos.

O vinagre é mencionado oito vezes na Bíblia, sendo quatro vezes no
Velho Testamento e quatro no Novo Testamento. Nos tempos bíblicos, o vinagre era conhecido como o vinho dos pobres. Era também utilizado como uma bebida energizante.

Vinagre de maçã e diabetes tipo 2

A área onde o vinagre de maçã foi mais pesquisado e cujos benefícios são os mais promissores é a do diabetes tipo 2 e da obesidade. Diversos estudos têm mostrado que o vinagre de maçã pode diminuir os níveis de açúcar sanguíneo.

Em 2004, um estudo publicado no Diabetes Care observou que ingerir vinagre de maçã antes das refeições aumenta significativamente a sensibilidade à insulina e, inversamente, reduz a elevação da glicemia e a liberação de insulina, o que é comum após as refeições. Com isso, não há a produção dos possíveis depósitos de gordura.

O estudo envolveu 29 pessoas divididas em três grupos:

  1. 1/3 dos participantes tinha sido diagnosticado com diabetes tipo 2;
  2. 1/3 apresentava sinais de pré-diabetes; e
  3. 1/3 era saudável.

Os resultados foram bem significativos. Veja:

  • Todos os três grupos tiveram a melhor leitura de suas glicemias nos que usaram o vinagre em comparação ao placebo.
  • Os indivíduos com sintomas de pré-diabetes foram os que mais se beneficiaram com o vinagre de maçã, reduzindo seus níveis de glicemia quase pela metade.
  • Pessoas com diabetes melhoraram sua glicemia em aproximadamente
    25% com o vinagre de maçã.
  • Pessoas com sintomas de pré-diabetes tiveram reduzida a sua glicemia mais do que os participantes saudáveis depois de ambos consumirem o vinagre de maçã.

No acompanhamento destes participantes, com o uso prolongado do vinagre de maçã, foi possível observar um efeito colateral prazeroso: a perda de peso moderada.

Neste estudo, os participantes usaram duas colheres de sopa de vinagre de maçã antes das duas principais refeições e perderam em média 4kg por mês, sendo que alguns perderam até 8kg.

Um estudo realizado em 2007, na Arizona State University testou 11 voluntários com diabetes tipo 2 (diagnosticados por um médico) que não estavam tomando insulina, mas continuaram a tomar seus medicamentos prescritos.

Cada participante tomou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com lanche – uma porção de queijo – antes da hora de dormir. Os pesquisadores demonstraram que, pela manhã, os participantes do estudo apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue (redução de glicemia pela manhã em uma taxa de 4% a 6%) do que quando tiveram o mesmo lanche com 2 colheres de sopa de água.

Segundo a conclusão dos cientistas, “a ingestão diária de vinagre de maçã pode ser útil na prevenção da síndrome metabólica, na capacidade de equilibrar seu açúcar no sangue, recuperação da sensibilidade à insulina, e redução da obesidade”.

Fantástico, não é mesmo?! Então, aqui fica minha dica: coloque o vinagre de maçã na sua vida e mude a sua saúde!
Para saber mais, clique aqui e baixe gratuitamente meu e-book Vinagre de Maçã: o Líquido Dourado. Lá você encontrará tudo o que precisa saber para começar agora!

Referências bibliográficas:

  • Diabetes Journals 2007 November;30(11):2814-2815
  • NBC News September 8, 2015
  • Livro: Vinagre de Maçã: o Líquido Dourado
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER