Alimentação, Bem-Estar

Por que Você Deve Usar Vinagre de Maçã na Dieta Cetogênica

Com a explosão do interesse na dieta cetogênica, as pessoas estão sempre procurando maneiras de melhorar a cetose para ampliar seus resultados. É por isso que eu quero que você conheça este tônico antigo que pode ser o seu grande aliado: o Vinagre de Maçã.

Todas as pessoas interessadas em saúde natural conhecem o vinagre de maçã, mas certamente não estão se aproveitando das suas vantagens na produção de cetona no corpo.

Vinagre De Maçã

Existem muitos tipos de vinagre no mercado, mas, nenhum deles se compara com o vinagre de maçã. É realmente fermentado a partir do suco de maçãs e contém enzimas benéficas, ácido acético e outros ácidos orgânicos benéficos que fornecem propriedades de saúde surpreendentes, diferente de outros vinagres, como o branco destilado ou balsâmico, que podem ser saborosos em certas receitas, mas simplesmente não fornecem os mesmos efeitos terapêuticos.

Eu estou me referindo à forma não pasteurizada e não filtrada de vinagre de maçã, com a mãe ainda intacta.

Ácido acético

É o principal composto do vinagre de maçã, fornecendo muitos benefícios, produzido através da fermentação que converte açúcares em álcool e na sequência em ácido acético.

Existem várias razões que tornam o vinagre de maçã fantástico no seu programa de dieta cetogênica.

Benefícios cetogênicos do vinagre de maçã

1) Melhora o equilíbrio do açúcar no sangue

Um dos maiores benefícios de uma dieta cetogênica é que regula os níveis de açúcar no sangue. Isso ajuda a reduzir a resistência à insulina e a inflamação drasticamente no corpo.

Deve ser usado antes das refeições.

2) Aumenta a queima de gordura

Na cetose (estado fisiológico da queima de gordura), a energia é gerada da oxidação das gorduras. Com o vinagre de maçã, há um aumento da capacidade do seu corpo de oxidar a gorduras, e com isso você aumenta a eficiência da cetose.

3) Ajuda na digestão

O vinagre de maçã pode melhorar a produção do ácido estomacal e da vesícula biliar, com isso ajudando na digestão das gorduras, que é o principal componente da dieta cetogênica.

Para isso, use 02 colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em 01 copo de água antes das refeições.

4) Inibe compulsão por carboidrato

Numa dieta cetogênica, especialmente nas fases iniciais, o uso de vinagre de maçã ou alimentos gordurosos e proteicos inibem a compulsão por açúcar, o que é extremamente útil nesse processo, evitando assim sintomas de abstinência de carboidratos.

Além disso, com os efeitos estabilizadores de açúcar no sangue, potencializados pelo vinagre de maçã, você não terá compulsão por açúcar nessa dieta cetogênica.

É frequente apresentar compulsões importantes nos estágios iniciais da dieta cetogênica, pois o seu corpo está em processo de adaptação à queima de gordura. Nessa fase, algumas pessoas têm um período transitório onde não estão produzindo cetonas, apesar de terem níveis glicêmicos baixo ao mesmo tempo, o que leva a compulsão de açúcar.

Como usá-lo:

Beber antes de refeições

Consumir de 1 a 3 colheres de sopa diluídas em um copo de água cerca de 15 minutos antes das refeições, pois com isso além de inibir o apetite, melhora a produção de ácido hidroclorídrico.

Coloque na comida

Adicione 1-2 colheres de sopa em carnes, vegetais e especialmente em refeições mais ricas em carboidratos (que podem inibir a condição de cetose).

As enzimas e o ácido acético do vinagre vão acelerar a quebra das proteínas e fibras vegetais, pré-digerindo e extraindo os nutrientes dos alimentos. Aproveite!

Referências bibliográficas:

  • European Journal of Clinical Nutrition. 1998. 52(5), 368–371
  • PLoS ONE. 2013; 8(7).
  • Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry, 2015. 79(9), 1535–41
  • E-Book – Vinagre de maçã: o líquido dourado.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER