Bem-Estar

Você pode recuperar a sua vida sexual após a prostatectomia!

Os homens que tiveram a próstata removida costumam relatar um problema com frequência. Eles dizem que, antes da cirurgia, tinham uma vida sexual normal… mas, agora é “zero”.  Queixam-se de perda do desejo e também de problemas com disfunção erétil.

Esses sintomas são muito comuns em homens que sofreram uma prostatectomia. Eles frequentemente lutam para reconquistar as suas vidas sexuais. Não é incomum para homens que tiveram prostatectomia sofrer de uma condição chamada hipogonadismo, na qual o seu corpo basicamente para de fabricar os hormônios sexuais. Você pode imaginar o que isso causa para a libido e a capacidade sexual!

Como os tratamentos naturais podem ajudar

Este é mesmo um problema complicado… A boa notícia é que há alguns tratamentos naturais que podem ajudar os homens que passam por essa situação. O primeiro é a terapia com testosterona.

Há alguns médicos que não prescrevem a reposição de testosterona para homens que tiveram câncer de próstata, por medo de que a testosterona possa alimentar o câncer. Esse é um temor que vem de longa data. Mas, diversos estudos mostram que muitos homens que foram tratados para o câncer de próstata são bons candidatos para a testosterona. Então, vale a pena que você converse sobre isso com o seu médico!

Dependendo do caso, eu recomendo a terapia de reposição hormonal bioidêntico, que é mais segura, mais eficaz e que imita mais fielmente os hormônios fabricados pelo seu próprio corpo.

Quanto à disfunção erétil, há outros tratamentos naturais, como estimulantes da produção de óxido nítrico. A L-Arginina é um exemplo que pode ajudar.  Ela relaxa os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo para o pênis, podendo levar a uma grande melhora em cerca de 90% nos homens tratados.

Esses são apenas alguns exemplos. Lembre-se que, mesmo quando você achar que não há solução para o seu caso, vale a pena abordar novas perspectivas de tratamento. Procure sempre o seu médico!

[divider]

Referências bibliográficas:

  • J Sex Marital Ther. May-June 2003
  • Annals of Internal Medicine May 22, 2012
  • Journal of Human Nutrition and Dietetics June 2009; 22(3):187-99
  • British Medical Journal, December 8, 2011: 343; d7627
  • Urology April 1998
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER