Especiais

Use as festas de final de ano para relaxar!

Sempre se imagina as férias de final de ano como algo relaxante, momentos felizes, com a sensação de ter superado todas as adversidades e renovado as esperanças. Deveria ser um período de positividade, com muito amor, felicidade e espírito elevado.

Porém, o que acaba ocorrendo é um aumento de estresse durante esse período, pois as emoções aumentam, crescendo também a ansiedade. A procura de todos por criar algo perfeito no final de ano acaba se somando aos compromissos do dia a dia: obrigações com as compras, decorações natalinas, resultados de escola das crianças… tudo isso pressionado pela questão financeira, com mais gastos e até preocupação com a fatura conta do cartão de credito!

Assim, o estresse tende a aumentar nessa época.

E as pesquisas mostram que as mulheres são as mais atingidas. Não só por tudo que foi mencionado, mas também pela responsabilidade aumentada com preparação das ceias, presentes, decorações natalinas. Elas tendem a se render aos maus hábitos, como comer a mais para controlar o estresse.

Portanto você está sobrecarregado(a), não espere o estresse te consumir por completo. Veja algumas dicas que podem ajudar a sair dessa situação. Use-as como rotina agora e mesmo após essas férias:

  1. Exercícios: Apresentam ação antidepressiva para o seu cérebro, além de relaxar a musculatura.
  2. Procure ter um tempo ao ar livre:Alivia o estresse e melhora o humor, promovendo relaxamento.
  3. Faça atividades prazerosas:Reserve tempo para escrever, ouvir música, meditar, massagens, o que alivia o estresse e a ansiedade.
  4. Seja positivo:Mantendo-se otimista é mais fácil se livrar do estresse, além de aumentar a receptividade para novas experiências.
  5. Viva o momento:Esqueça as contrariedades do passado, viva o presente! Não se estresse com o futuro, viva o hoje.
  6. Seja grato :Agradeça todos os dias de manhã e à noite tudo o que tem.
  7. Alimente-se corretamente de acordo com o seu tipo metabólico.
  8. Durma bem, cerca de 8 horas por dia. É fundamental para se recuperar do estresse.
  9. Dê muita risada!  Sorria: Sorrindo você usa menos músculos da face… Já ficar de cara fechada movimenta mais músculos. Além disso, o mau humor afasta as boas oportunidades e piora a sua saúde!

Relaxe e aproveite o final de ano!

[divider]

Referências bibliográficas:

  • Journal of Personality and Social Psychology 2007 Apr;92(4):745-58
  • Nutr Rev. 2000 Dec;58(12):378-9.
  • Human Relations February 2009 vol. 62 no. 2 195-217
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER