Saúde

Usar cotonetes na higiene de ouvido é certo?

Infelizmente, muitas pessoas acreditam que retirar a cera do ouvido com cotonetes deve ser uma atitude de rotina, apesar de não ser. Normalmente, as glândulas do canal auditivo produzem essa cera, mais conhecida tecnicamente como Cerumin, que é composto basicamente de células da pele morta e enzimas lisossômicas (que são agentes antibacterianos), ácidos graxos, colesterol, álcool e esqualeno.

Portanto, a cera do ouvido é uma mistura de secreções hidrossolúveis e não uma cera, como se imagina. Essa “cera autolimpante” de ouvido é o resultado de um mecanismo protetor do nosso corpo, que promove a lubrificação e proteção dos ouvidos, em resposta aos poluentes ambientais como pesticidas, metais tóxicos e químicos em geral.

Importância da cera de ouvido

Nossos ouvidos produzem essa “cera” constantemente e mantém a quantidade necessária no seu canal auricular. Além de agir como lubrificante, ela protege os ouvidos contra:

  • poeira;
  • germes;
  • bactérias;
  • irritação do canal auricular na presença de água.

Quando se deve remover a cera?

Nos casos de obstrução do canal auricular pela possível compactação da “cera”, deve-se promover a sua retirada através de uma seringa, injetando-se água, óleo ou produtos farmacêuticos que promovem a eliminação por si só ou através da irrigação dos ouvidos. Nada de cotonetes!

Outras opções que podem ser usada são gotas de:

  1. Peróxido de hidrogênio a 3% (a mesma técnica para problemas respiratórios);
  2. Óleo de coco;
  3. Óleo de oliva.

Atenção: muito cuidado com a pressão da irrigação, que deve ser feita por profissional da área da saúde, para evitar lesões e até perfuração do tímpano. Em casos mais delicados, como nos diabéticos, tímpano perfurado, tubos no ouvido ou com baixa imunidade como gripes e resfriados, recomendo procurar um médico para que faça essa remoção usando instrumentos apropriados.

Técnica de aquecimento

Pode ser feito um aquecimento nos ouvidos, colocando um algodão embebido em cera ou parafina no canal auditivo e ir colocando fogo lentamente, cujo aquecimento pode diluir esse cerúmen. Porém, não aconselho, pelo risco de queimaduras e lesão de ouvido. E, novamente ressaltando, são técnicas que devem ser feitas por um profissional de saúde habilitado!

Consequências da obstrução do canal auditivo pela cera:

  • Zumbido
  • Barulhos no ouvido
  • Dor de ouvido
  • Perda parcial da audição (reversível)
  • Coceira
  • Odor

Como evitar o aumento de cera de ouvido

Normalmente, as pessoas que tem esse problema com frequência são deficientes em ômega 3. Portanto, procure manter um nível adequado de ômega 3. Uma boa dica para isso é fazer uso de suplementos de qualidade de forma rotineira, evitando que o problema do excesso de cera volte a acontecer. As boas fontes alimentares de ômega 3 são: sardinhas, anchovas, salmão selvagem do Alasca e carne de gado criado a pasto.

O que deve se evitar

  • Limpeza diária do ouvido: procure fazer isso em dias alternados;
  • Inserir profundamente cotonetes no ouvido, o que pode causar uma sedimentação do cerúmen, lesão do conduto auditivo e até dos ossículos (que amplificam as vibrações geradas pelas ondas sonoras que penetram pela orelha externa através da membrana do tímpano);
  • Usar qualquer objeto pontiagudo nos ouvidos, como unhas compridas, agulhas, clipes e grampos de cabelo, que podem causar até risco maior do que os cotonetes.

 

Referências bibliográficas:

  • Health News & Views. March 15, 2016
  • Time March 25, 2016
  • J Otolaryngol. 1991 Jun;20(3):212-5.
  • American Hearing Research Foundation, Earwax
  • The American Academy of Otolaryngology, What is Earwax?
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER