Um caso de identidade equivocada: o que a sua fadiga pode realmente significar?

Qualquer médico sabe que por mais inocente que possa parecer a fadiga, ela também pode ser uma bandeira vermelha que indica um problema mais sério.

Então, já que ela não é exclusiva de uma doença específica, descobrir o que está na raiz da sua fadiga pode ser problemático.  Pode ser o efeito colateral de uma droga que você está tomando ou então uma indicação de algo mais sério, como doença cardíaca ou câncer. Mas uma das razões mais comumente ignoradas para a fadiga é o hipotireoidismo.

O hipotireoidismo é uma das doenças mais erroneamente diagnosticadas. Então, antes de você saltar para frente, dê uma olhada nesta lista e veja se você está sofrendo de algum destes sintomas:

Fadiga;

Depressão;

Fraqueza;

Ganho de peso ou dificuldade em perdê-lo;

Perda de memória;

Turvação mental;

Cãibras musculares;

Pele seca, áspera e pálida;

Cabelo grosso e seco;

Libido diminuída;

Perda de cabelo;

Constipação;

Inabilidade de tolerar temperaturas baixas.

Qualquer um destes sintomas pode apontar uma tireoide vagarosa, mas eis a pior parte disto tudo:  Algumas pessoas que tem hipotireoidismo não têm sintoma nenhum!

Não é de se estranhar que esta doença sofra frequentemente uma identidade equivocada.  E ao passo que estes sintomas não parecem tão ruins por si só, se você não controlar a tireoide, isto pode levar a problemas mais sérios, como confusão e delírio, coma ou parada cardíaca.

Mas há tratamentos disponíveis que colocam a tireoide de volta a sua função correta e é só saber onde procurar por eles.

Água e Soja: as maiores ameaças à sua tireoide

Você provavelmente sabe que o iodo é essencial para a função da tireoide.  Sem ele, a sua tireoide não consegue produzir os hormônios que controlam o metabolismo e fornecem energia a cada célula do corpo.

Desde que se começou a acrescentá-lo ao sal de mesa a deficiência de iodo não tem sido um grande problema.

Mas, ao mesmo tempo em que o sal está carregado de iodo, está evitando que a sua tireoide desfrute dos benefícios totais desta substância importante, pois estão adicionando na água duas substâncias que competem com o iodo na sua tireóide: o cloro e o flúor.

O iodo faz parte de uma família de químicos que competem entre si chamados halogênios. Muito de um mantém o outro para fora da tireoide. O flúor que está em sua água de beber é uma forma reduzida, uma substância que, assim como o cloro, é mortal para o homem.

Só que a sua água para beber (cloro e flúor) não é a única ameaça à sua tireoide. Eles também estão inclusos na sua pasta de dente também.

A soja contém uma isoflavona chamada genisteína que é um poderoso supressor da função tireoidiana. Mesmo que você esteja ingerindo iodo em quantidade suficiente, comer demais deste alimento suprimirá a sua tireoide.

Não é de se estranhar que a soja tenha este efeito. Como um fitoestrogeno, ela atua como um hormônio e pode desregular o sistema hormonal da tireoide.

Eis o que fazer:

– Não faça nada sem conversar com o seu médico, especialmente se você já estiver tomando uma medicação sintética para a tireoide.

– Certifique-se de que você está ingerindo iodo suficiente em sua dieta.  Algumas das melhores fontes para o iodo são frutos do mar, leite e queijo.

– Reduza o consumo de soja e procure usar um filtro de água eficiente como os de osmose reverse.

– O óleo de coco tem ação importante na regeneração tireoidiana.

– O hipotireoidismo é um risco genuíno para a sua saúde e se você estiver sentindo qualquer um, ou todos os sintomas que mencionei acima, seria boa ideia realizar um teste sanguíneo.

Quando a sua tireoide é lenta, a sua glândula pituitária produz mais hormônio que estimula a tireoide (TSH) para compensar. Então, quanto maior o TSH, mais descompensada é a sua tireoide. Se estiver acima de 4,5 mUI/L, alguns profissionais já iniciam o tratamento.

Referência bibliográfica:

– Chronic Fatigue? Consider Hypothyroidism, Lathan, S. Robert, M.D.,The Physician and Sports Medicine –  October 1991; 19(10); 67-70.

– New Zealand Medical Journal (Volume 113, Feb 11, 2000).

– American Association of Clinical Endocrinologist –  January, 2003.

– Daniel R. Doerge, Hebron C. Chang, “Inactivation of thyroid peroxidase by soy isoflavones in vitro and in vivo” Journal of Chromatography B Vol. 77.

– American Journal of Clinical Nutrition – February 2012.