Bem-Estar

Um beijo todo dia pode manter você longe dos médicos!

Está sentindo? É o cheiro do amor que já está no ar! Ah, o Dia dos Namorados… dia de ficar ainda mais agarradinho com a pessoa amada e reforçar todas as juras de amor; dia de muitos abraços, carinhos e beijos. Você há de concordar comigo, um beijo bem dado na pessoa que você ama torna a vida bem mais agradável… e saudável, também!

Exatamente! O beijo, uma prática romântica que só os humanos têm, traz grandes benefícios para a saúde. Veja só:

  1. O beijo libera os hormônios da felicidade: o ato de beijar estimula o seu cérebro a liberar a serotonina, a dopamina e a oxitocina, um verdadeiro elixir químico do bem estar. A oxitocina é o hormônio do amor, e quanto maior a sua concentração, maior a capacidade para amar!
  2. Alivia cólicas, dores de cabeça e hipertensão arterial: durante o beijo, ocorre uma vasodilatação que ajuda no alívio de cólicas, especialmente a menstrual, a dor de cabeça e a pressão arterial.
  3. Emagrecimento: claro que o beijo não substitui o exercício, mas um beijo vigoroso pode queimar de 8 a 16 calorias.
  4. Estimula os seus músculos faciais: Ajuda a moldar o seu pescoço e queixo pelo trabalho dos músculos faciais.
  5. Estimula a autoestima: Faz com que as pessoas fiquem mais felizes, estimula a autoestima e faz com que as pessoas sejam mais positivas no trabalho (o que consequentemente faz com que ela tenha maior facilidade para ganhar dinheiro).
  6. Combate as cáries: a saliva produzida na boca durante o beijo ajuda a limpar as placas dentárias que podem produzir as cáries.
  7. Alívio do estresse: o beijo libera epinefrina, o que alivia o estresse.
  8. Permite receber hormônios: no ato de beijar, o homem introduz testosterona na boca da mulher que acaba sendo absorvido pela mucosa oral estimulando o ato reprodutivo.
  9. Estímulo cerebral: o beijo estimula a área cerebral responsável pela memória, pela paixão e pelo encontro do seu parceiro, aumentando o desejo sexual e o amor romântico.
  10. Melhora o colesterol bom (HDL).
  11. Estimula a imunidade e a resposta alérgica: o beijo promove o aumento de imunoglobulina A (IgA), a sua primeira linha de defesa. Além disso, ele melhora a resposta alérgica, em especial as alergias nasais e de pele.

Agora que você sabe tudo isso, abrace o seu parceiro ou a sua parceira e beije muito, mas muito mesmo, e todos  os dias. Assim você estará desfrutando destes benefícios que só nós humanos temos, além de estimular a longevidade a saúde e dias cada vez melhores.

[divider]

Referências Bibliográficas:

  • Allergy Net, 1997
  • N Engl J Med, June 6, 2002;346(23):1833-1834
  • Clinical Neurology February 19, 2013
  • JAMA. 2004;291(13):1578-1586.
  • American Journal of Cardiology January 15, 2010, Volume 105, Issue      2, Pages 192-197
  • J Comp Neurol. 2005 Dec 5;493(1):58-62.
  • Evolutionary Psychology 5(3): 612-631
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER