Especiais

Um Ano Novo melhor começa com boas mudanças no estilo de vida

As melhores atitudes que você pode tomar em relação à sua saúde, certamente são as mais baratas e estão ao seu alcance. Porém, só você pode optar por fazer essas mudanças. E para isso tenha sempre em mente que a vida não se resume apenas em estar vivo, mas estar bem!

E como 2013 já chegou, preparei 13 dicas importantes para ajudá-lo a começar bem o ano e manter-se em dia com a sua saúde.

 

1 – Experimente os benefícios do sexo.

O sexo tem muitos benefícios para a saúde. Os estudos sugerem que o sexo pode estimular seu sistema imunológico e reduzir o estresse.

 

2 – Mantenha os cuidados com os dentes.

Diabetes, bebês com baixo peso e doença cardíaca: todos esses casos estão correlacionados à doença da gengiva ou doença óssea em sua boca. Mesmo os ataques cardíacos estão correlacionados com a má saúde bucal.

 

3 – Aproveite o sol.

Um pouco de sol é bom para o seu humor e permite ao seu corpo produzir a quantidade de vitamina D necessária para a sua saúde. Estudos mostram que a vitamina D reduz os riscos de câncer pela metade, assim como ajuda a prevenir outras doenças.

 

4 – Beba menos.

Apesar de termos observado através de estudos que a bebida de forma moderada é saudável, procure não abusar. O excesso está ligado a danos hepáticos e diabetes.

 

5 – Lave as mãos.

Esta é a melhor prevenção contra gripes e muitas outras doenças.

 

6 – Descanse.

A falta de sono está associada ao aumento do risco de hipertensão arterial, obesidade, diabetes e câncer. Contribui também para acidentes de carro e acidentes de trabalho.

 

7 – Pare de fumar.

Cerca de metade dos fumantes, morrem por causa dos malefícios causados pelo cigarro. Desse grupo, grande parte morre antes dos 50 anos de idade.

 

8 – Não se estresse.

Estresse mata! Ele causa deterioração em tudo atingindo desde suas gengivas até o seu coração. O estresse o deixa mais susceptível a uma variedade de doenças que podem ir desde gripe até o câncer.

 

9 – Pratique exercício.

Cada vez mais os estudos mostram os benefícios que o exercício gera não só para o seu corpo. Ele melhora o desempenho escolar das crianças e estimula o cérebro dos adultos.

O exercício fortalece os ossos e alivia algumas dores crônicas. A prática regular de exercício tem sido associada com o menor risco de câncer.

 

 10 – Coma melhor de acordo com o seu Tipo Metabólico.

Escolha alimentos reais ao invés daqueles com açúcar que maqueiam o alimento real. Prefira comer em casa ao consumir comida pronta e use temperos naturais em vez de produtos artificiais.

Procure comer de acordo com o seu Tipo Metabólico; esse certamente o primeiro passo para aumentar as suas chances de viver mais e melhor. A base do meu programa é reduzir substancialmente grãos e açúcar na sua alimentação, enquanto focamos em alimentos que são corretos para a sua bioquímica individual.

 

 11 – Reduza os seus níveis de insulina e leptina.

Consumir grãos e açúcar aumenta os índices de insulina e leptina que aceleram o envelhecimento precoce. Manter esses hormônios elevados enfraquece o seu corpo.

 

 12 – Coma muito alimento natural.

Evite alimentos processados e desvitalizados. Saiba que 90% dos alimentos consumidos são nessa forma. Procure consumir alimentos na forma mais natural possível, tais como ovos e carne vermelha de animais criados em pasto.

 

13 – Consuma óleos saudáveis.

Você não pode esquecer que o Ômega 3 é essencial para uma boa saúde. O Ômega 3 é rico em DHA e EPA e pode ser encontrado naturalmente em peixes, frutos do mar e carne vermelha de gado criado em pasto. Esses dois ácidos graxos (DHA e EPA) são pilares na prevenção de diversas doenças como o câncer e a doença cardíaca.

O seu cérebro é altamente dependente de DHA. Sua deficiência está ligada à depressão, esquizofrenia, perda de memória e alto risco de desenvolver doença de Alzheimer.

Infelizmente, muitos peixes comercializados atualmente vêm de cativeiros e isso faz com que eles tenham pouco Ômega 3 e muito Ômega 6, além de conter uma grande quantidade de poluentes como mercúrio, PCB e outras substâncias tóxicas.

Por isso, aconselho que você opte por carne vermelha de animais criados em pasto que é rica em Ômega 3 e sem esses tóxicos, além de uma suplementação de Ômega 3 com produtos confiáveis.

 

Referência bibliográfica:

– Life Science. Dec 30, 2009

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER