Alimentação

Um alerta: os jovens estão consumindo 26 kg de açúcar em bebidas, por ano! E isso não é um bom sinal.

Não só no Brasil, como no mundo todo, crianças e jovens estão trocando água e leite por bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos industrializados. É melhor, então, ligar o sinal de alerta.

Essa informação vem de um estudo da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Essa análise demonstrou que esse comportamento vem contribuindo para o aumento significativo de doenças como o diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade infantil.

Isso vai ao encontro de estudos preliminares apresentados neste ano pelo American Heart Association, que sugere que bebidas açucaradas estão causando a morte de 183 mil pessoas por todo o mundo, incluindo 133 mil mortes por diabetes, 44 mil por doença cardíaca e 6 mil por câncer.

Muitas pessoas, erroneamente, acreditam que o consumo de sucos de frutas é uma atitude saudável, mesmo sendo adocicada. O que elas não sabem é que isso é um engano muito perigoso! Ao optar pelo suco, elas estão alimentando as taxas de ganho de peso, obesidade, cirrose hepática não alcoólica, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

É muito importante entender que bebidas adocicadas, refrigerantes e mesmo o suco de fruta feito na hora contêm frutose, o que é identificado como o vilão número um no meteórico aumento de obesidade e problemas correlacionados.

Tenho alertado há bastante tempo (três anos através do site) sobre os perigos dos refrigerantes. A lista de razões para esse meu alerta é muito longa, mas resumindo, eu recomendo beber água pura, como a sua bebida de escolha.

Além da saturação de açúcar nos refrigerantes, suco de frutas, sport drinks (repositores) e quase todo alimento industrializado, incluindo algumas fórmulas infantis, chegam a ter uma quantidade de açúcar equivalente a de um refrigerante. Portanto, os bebês já estão sendo envenenados metabolicamente desde quando começam a usar esses produtos.

Por isso vivemos essa epidemia de obesidade.

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde (referentes a 2009) indicam que uma a cada três crianças brasileiras entre cinco e nove anos está acima do peso ou obesa. A pesquisa indica, por exemplo, que um adolescente na faixa etária entre os 11 e 17 anos ingere aproximadamente 26 kg de açúcar por ano só com as bebidas.

 

Veja abaixo o aumento de consumo de açúcar e xarope de milho, rico em frutose, sendo considerada a maior fonte calórica na população mundial nos últimos 300 anos:

  • Em 1700, se consumia em média por pessoa 2 kg açúcar / ano.
  • Em 1800, se consumia em média por pessoa 9 kg de açúcar / ano.
  • Em 1900, o consumo individual era de 45 kg de açúcar / ano
  • Em 2009, o consumo era de 90 kg de açúcar / ano segundo estatística americana.

Então, mais uma vez eu recomendo, fique em alerta! Confira como está a alimentação dos jovens de sua família ou até mesmo de amigos. Não permita que mais pessoas sejam acometidas por problemas causados pela alta ingestão de açúcar.

[divider]

Referência bibliográfica:

  • Sugar-Sweetened Soft Drinks, Obesity, and Type 2 Diabetes,” Apovian CM, JAMA, August 25, 2004;292(8):978-979.
  • Are Soft Drinks a Scapegoat for Childhood Obesity?” Murray R, Frankowski B, et al, J Pediatr, May 2005;146:586-590.
  • Children Drink More Soda,” Nutrition Week, May 31, 2004;34(11):7.
  • Relation Between Consumption of Sugar-Sweetened Drinks and Childhood Obesity: A Prospective, Observational Analysis,” Ludwig DS, Peterson KE, Gortmaker SL, Lancet, February 17, 2001;357:505-508.
  • Jornal O Estado de São Paulo. Abril 7, 2013
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER