Atividade Física

Tudo tem medida. Até o uso dos esteroides!

Já sei! Você já ouviu de (quase) tudo sobre esse assunto. Certamente ouviu coisas ruins e outras bem piores. Acertei?

Mas, de fato, você sabe o que são os esteroides? Deixa eu te explicar: os esteroides anabolizantes são elementos sinteticamente alterados produzidos para estimular o aumento da massa muscular e melhorar a atividade física. E ponto!

Acontece que tem havido um aumento do uso de esteroides tanto por parte dos atletas profissionais e olímpicos, quanto amadores. E é aí que está a raiz do perigo.

Essas substâncias aceleram a degradação proteica em aminoácidos, para que haja o aumento no crescimento muscular e redução no tempo de recuperação pós-exercício. O que até seria bom, não fosse o fato de que a ciência não foi capaz de tornar os esteroides em elementos sem risco e sem a presença de efeitos colaterais bem severos. Infelizmente, os perigos dos esteroides sintéticos são numerosamente maiores do que as suas vantagens.

Para você ter uma ideia, estes esteroides promovem a destruição do tecido glandular, alteram o fechamento das epífises ósseas no homem, retração de testículos, hipercolesterolemia, diminuição do número de espermatozoides e esterilidade. Estes são sinais que aparecem mesmo com poucos meses de uso. E como se não bastasse, há ainda o aumento e flacidez da musculatura peitoral, enfraquecimento do tecido conectivo, distúrbios circulatórios e efeitos, inclusive, na personalidade e alterações faciais.

Mas como nem tudo nesta vida está perdido, a boa notícia é que formas livres de aminoácidos naturais, além de proteínas derivadas de fontes alimentares, podem agir como uma alternativa positiva aos esteroides ajudando a desenvolver um corpo bonito e sadio sem ter que passar por estes efeitos destrutivos que mencionamos.

Os esteroides naturais ajudam na liberação do hormônio do crescimento, promovem a desintoxicação de amônia e do meio ácido, além de estimular a imunidade e a regeneração hepática.

E como resultado disso, você tem uma elevação do potencial físico, rápida recuperação, aumento de disposição física, resistência e desempenho atlético.

É como dizem os mais antigos, tudo nessa vida precisa ser na medida certa. Até água em exagero pode ser prejudicial para a saúde! Pense nisso antes de perder a linha no consumo dos esteroides.

 

Referências Bibliográficas:

  • Livro O Atleta no Século XXI. Editora Gaia.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER