Dieta

Qual o seu tipo de dieta?

Qual é o seu tipo de dieta? O maior erro das dietas de moda é ignorar que cada pessoa possui um metabolismo único e, portanto, o que funciona bem para uns pode gerar carências em outros

Basta um gordinho dizer que, apesar do regime, não está emagrecendo para ser alvo de desconfiança. Justiça seja feita, nem sempre bombons ocultos respondem pelo problema. No dia-a-dia dos consultórios, percebe-se que uns emagrecem com a simples redução calórica e outros respondem melhor à exclusão de determinados alimentos.

Ironicamente, essa diversidade de respostas – que deveria provar o quanto cada organismo reage de maneira individual aos alimentos – acaba sendo o combustível para a criação de uma infinidade de dietas prontas. Um recomenda aumento de carboidrato, outro privilegia proteínas e gorduras, um terceiro defende o controle do índice glicêmico.

Enquanto gurus da nutrição invadem a mídia com soluções milagrosas, a obesidade atinge níveis epidêmicos. Nos EUA, o excesso de peso já atinge 70% da população. No Brasil, o índice é de 40%, sendo que 10,5 milhões de pessoas podem ser consideradas obesas. O consumo de açúcar, alimentos refinados e gorduras é o combustível dessa explosão.

A situação é grave e o erro é querer enquadrar todos numa mesma dieta. Este foi um temas do Congresso de Personalização do Tipo Metabólico, que aconteceu em abril, nos EUA, sob coordenação do médico Harold Kristal, um dos pioneiros da técnica. A teoria é que, para se manter saudável, cada pessoa precisa conhecer o próprio tipo metabólico e se alimentar de acordo com ele. Não há fórmulas prontas: a necessidade de cada nutriente varia de pessoa para pessoa. E é no estabelecimento desse equilíbrio individual que reside tanto o sucesso de uma dieta de emagrecimento quanto a adoção de uma alimentação capaz de garantir energia, vitalidade e saúde, mesmo para quem não tem problemas com a balança. Para tirar a dúvida, observe as suas reações cerca de uma hora após as refeições. Caso esteja acima do peso ou apresente algum dos sintomas abaixo, não hesite em buscar auxílio especializado para identificar o seu tipo metabólico.

Sintomas de dieta incorreta

– Sensação de fome, apesar de fisicamente saciado.

– Desejo de comer doces.

– Falta de energia.

– Nervosis mo, excitação, raiva ou irritação.

– Manifestações depressivas.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER