Saúde

Testosterona e Vitamina D: Uma Relação Fundamental

Infelizmente, nós fomos doutrinados para acreditar que o sol era o nosso inimigo mortal.

E você ainda ouve todos os dias dos médicos para ficar longe do sol, e se sair de casa, eles querem que você cubra a sua pele com protetor solar, que ainda por cima é tóxico.

Mas veja, sem o sol, nenhum de nós estaria aqui. Afinal, a humanidade evoluiu ao sol e não à sombra.

Com essa pregação de 30 anos, realmente tiveram muito sucesso, pois atualmente as pessoas são extremamente deficientes em vitamina D.

Segundo uma nova revisão clínica, quase um bilhão de pessoas em todo o mundo é deficiente nessa vitamina.

E esse é um caminho infalível para doenças crônicas, morte precoce e baixa testosterona.

Frequentemente, ouço as mesmas queixas dos meus pacientes do sexo masculino…

Falta de energia, diminuição do desejo sexual, perda de massa muscular, ganho de peso e sensação depressiva.
Muitos deles apelam para a famosa “pílula azul”, mas isso apesar de resolver parte do problema, não recupera a energia e vitalidade.

Trata-se da deficiência de testosterona.

Mas o que isso tem a ver com o sol? Qual a conexão?

As pesquisas científicas confirmam que a vitamina D aumenta os níveis de testosterona diretamente.

Em uma meta análise de 16 estudos em animais, observou-se que a privação da vitamina causava retração testicular profunda e taxas de testosterona reduzidas a nível de castração.

Já em um estudo recente em homens, os com níveis mais elevados de vitamina D também eram acompanhados por níveis de testosterona maiores que os homens cuja vitamina era baixa.

Numa outra avaliação da conexão entre vitamina D e testosterona, realizada em 652 homens com idade média de 57 anos, observou-se que aqueles com níveis mais altos de testosterona também tinham níveis mais elevados da vitamina.

Como estamos vivendo uma epidemia de deficiência de vitamina D, não é de se estranhar essa mega deficiência de testosterona nos homens.

Cerca de 64% dos homens americanos são deficientes, segundo pesquisa, e nós certamente não somos muito diferentes disso. Pode ser até pior, pois num estudo em 1600 idosos observou-se deficiência de vitamina D em 89%.

Como aumentar seus níveis de vitamina D

  • Exposição ao sol – Comece gradualmente, se você tem pele clara, se expondo cerca de 20 minutos por dia, especialmente entre 10 e 15 h, que é o melhor período para se absorver a vitamina D, pela predominância dos raios UVB. Nesse período de apenas 20 minutos no sol do meio do dia podem dar-lhe 10 000 UI de vitamina D.
  • Consuma alimentos ricos em vitamina D, como óleo de fígado de bacalhau, sendo que cada colher de sopa contém cerca de 1.400 UI de vitamina D3. Peixes selvagens, como o salmão e o atum, e peixes pequenos como arenque, sardinha e anchovas, também são boas fontes alimentares. Enfatize ovos orgânicos e queijo de leite cru na sua dieta.
  • Associe um suplemento de vitamina D3. Evite a forma sintética de vitamina D2 encontrada na maioria das multivitaminas porque é menos potente e menos absorvível. O aconselhável é suplementar cerca de 5.000 UIs por dia como manutenção de saúde. Nos casos de tratamento de manifestações de deficiências de vitamina D, usar 10.000 UIs. Isso vale também nos casos de testosterona baixa e disfunção erétil.

E lembre-se: o sol é seu aliado, não seu inimigo!

Referências bibliográficas:

  • Dtsch Arztebl Int. 2012 Jan.
  • Endocr Pract. 2012 Nov-Dec.
  • Endocrinology. 1 Dec 2013.
  • Asian J Androl. 2015. Mar-Apr.
  • American Osteopathic Association. May 1, 2017.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER