Prevenção

Teste de Dilatação de Pupila: o Exame que Você pode Fazer em Casa

Vamos encarar. Do momento em que você marca uma consulta até quando se dirige para o consultório de seus médicos, você já está se sentindo doente. Na sequência, o seu médico vai lhe pedir uma bateria enorme de exames, e aí você vai esperar dias para ter os resultados.

Imagine como seria mais simples a vida se você pudesse saber essas alterações de saúde precocemente, antes delas se tornarem sérias, diretamente do conforto da sua casa.

Agora veja esse teste que pode determinar condições subclínicas, inclusive determinar o seu nível de estresse adrenal, explicando todo aquele cansaço e exaustão que você não sabe mais o que fazer para resolver.

É o teste de DILATAÇÃO DA PUPILA

É um teste simples e você pode realizá-lo sem sair da sua cadeira. Ele pode lhe dizer muito sobre a situação da sua saúde adrenal. Foi elaborado pelo Dr. James Wilson, que pesquisou e escreveu extensivamente sobre exaustão adrenal.

Como a tireoide, a glândula adrenal se esgota facilmente, especialmente em resposta ao estresse. Você provavelmente já ouviu falar sobre a “reação de ataque ou defesa” causada pelo desafio do estresse que ativa as nossas glândulas adrenais.

Nesse momento de reação ocorre “dilatação das pupilas”. Então, testar a reação das suas pupilas é um modo fácil de ver como está a sua “reação de ataque ou defesa” e se as glândulas adrenais estão funcionando.

Olhe no espelho e ilumine com uma luz forte um dos olhos (sem cegá-lo).
Se a sua glândula adrenal está funcionando perfeitamente, a sua pupila pode contrair pelo estimulo luminoso e ficar pequena até que a luz seja removida.

Entretanto, se as suas glândulas adrenais estão exaustas, a sua pupila vai se contrair por menos de 30 segundos, e algumas vezes só por alguns segundos, antes de se dilatar novamente.

Este é um sinal simples de exaustão de glândula adrenal (clique aqui para entender mais sobre o assunto) .

Algumas vezes a sua pupila não reage adequadamente e irá contrair e dilatar alternadamente, apesar do faixo de luz direto sobre ela. É como se você não pudesse decidir as suas reações naturais de ataque e defesa.

Se você notar que os seus olhos estão arregalados – mesmo em face de um facho de luz cegante, converse com o seu médico. Para avaliar a função da sua glândula adrenal ele pode solicitar um teste de cortisol.

Se o resultado do exame for alto, esse é um sinal de bandeira vermelha acenando que o seu corpo está muito estressado e você apresenta fadiga ou exaustão adrenal. Fique atento aos sinais que este exame simples pode mostrar!

Referências bibliográficas:

  • Etudes cliniques sur l’insuffisance sur rénale. Sergent E. 1920
  • Am. J. Physiol. 1930, 72:76
  • Journal of Medicine. 1955, 55(13):1-14
  • Hormone & Metabolic Research. 1999, 31(1):18-21
  • Adrenal Fatigue: The 21st Century Stress Syndrome. Wilson, James 2008
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER