Prevenção

O segredo antienvelhecimento: cuide dos seus telômeros e mitocôndrias

Existem duas estruturas nas suas células que, se bem cuidadas, podem retardar o envelhecimento. São os telômeros e as mitocôndrias. Mas como isso é possível? Vou explicar detalhadamente. Veja só:

  1. Telômero: proteja os seus telômeros, pois eles podem retardar e até reverter o processo de envelhecimento.Eles são como relógios de contagem regressiva que protegem o DNA nas suas células, que encurtam a cada divisão celular. E quanto mais curtos ficarem, mais rapidamente você desenvolve os sinais do envelhecimento. Então, ao proteger e nutri-los, você pode voltar anos atrás.Mas os telômeros são apenas METADE da história quando se trata de envelhecimento… Eles protegem o DNA dentro do núcleo de cada célula do seu corpo. Mas há outro DNA em cada uma das suas células, fora do núcleo. E veja aonde é:
  2. Mitocôndrias: as suas células também contêm minúsculas organelas chamadas mitocôndrias, que são as usinas que transformam combustível em energia. E a sua mitocôndria tem seu próprio DNA e seu próprio impacto sobre o processo de envelhecimento.

Importância da mitocôndria

Cada uma das suas células tem em média 200 mitocôndrias, e células de órgãos importantes, como o coração e o cérebro, podem ter mais de 10.000. À medida que você envelhece, essas estruturas tornam-se danificadas e começam a morrer, causando perda da capacidade para fabricar energia.
Aí você se sente cansado e fadigado. Esse mal funcionamento celular abre portas para doenças devastadoras como:

  • Diabete;
  • Fibromialgia;
  • Cegueira;
  • Hepatite C e cirrose;
  • Esquizofrenia e doença bipolar;
  • Doença de Alzheimer e Parkinson;
  • Epilepsia;
  • Enxaquecas e nevralgias;
  • Perda de controle muscular e equilíbrio;
  • Doenças cardíacas e derrames.

Porém, atualmente isso acontece mais rápido do que na época dos seus avôs,pois agora nosso nível nutricional piorou muito e estamos vivendo em um ambiente altamente tóxico. Campos eletromagnéticos, produtos químicos e pesticidas são fatores que podem fazer o corpo envelhecer mais rapidamente.

Estratégia antienvelhecimento – Telômeros

Para manter o comprimento dos seus telômeros, recomendo:

  1. Reduzir a sua Homocisteína: esse aminoácido, além de aumentar risco cardiovascular e Doença de Alzheimer, triplica a velocidade de encurtamento dos seus telômeros. Os valores ideais são em torno de 7; sendo que além de 10 já é preocupante.Use uma formulação com vitamina B12, ácido fólico e vitamina B6.
  2. Vitamina C: as pesquisas mostram que esse antioxidante pode reduzir o encurtamento dos telômeros em mais de 50%. Recomendo 3g por dia, dividido em 2 doses.
  3. Consuma mais legumes coloridos. As pessoas que consomem bastante desses vegetais têm aumento significante dos telômeros. Uma ótima indicação a seguir é fazer smoothies verdes (clique aqui para conhecer as receitas indicadas por mim de acordo com cada objetivo). Os vegetais com betacaroteno apresentam os maiores aumentos do comprimento dos telômeros. Isso vale também para os vegetais verde-claros, incluindo Spirulina e Clorella, dois super alimentos.
  4. Resveratrol: promove aumento de produção de telomerase, enzima que “reconstrói” o seu telômero. Essa substância está presente no vinho tinto, em especial das uvas Pinot Noir. Mas, lembre-se: deve ser o transresveratrol, para que haja uma melhor absorção. Sugiro cerca de 100 mg do puro transresveratrol para uma máxima ativação da telomerase, além de benefícios para o coração e mente (veja mais sobre o resveratrol clicando aqui).

Estratégia antienvelhecimento – Mitocôndrias

Agora, para apoiar as suas mitocôndrias e incrementar a sua energia, aqui estão apenas quarto dos nutrientes que recomendo:

  1. CoQ10: A co-enzima Q10 estimula a produção de energia. É um antioxidante que age neutralizando de radicais livres antes que causem danos.
    É aconselhável tomar 50 mg de CoQ10 diariamente, de preferência na forma ubiquinol,que é mais eficiente, pois é mais potente e de muito mais fácil absorção pelo corpo.
  2. L-Carnitina: Na medida em que você envelhece, o nível de carnitina nos seus tecidos cai. Esse aminoácido tem papel crítico na manufatura de energia pelas suas células, transportando ácidos graxos para dentro da mitocôndria. Lá eles podem ser usados como combustível. Além disso, a L-carnitina auxilia na eliminação de detritos tóxicos para fora da célula antes eles possam causar danos.A melhor fonte de L-carnitina é a carne vermelha de animais criados a pasto. Mas você também pode tomá-lo como suplemento. Eu sugiro tomar pelo menos 500 mg de L-carnitina, na forma de acetil L-carnitina todo dia de estômago vazio.
  3. L-cisteína: Este aminoácido é também um poderoso antioxidante. Aconselho usar na forma de N-acetil L-cisteina(NAC), que auxilia na fabricação de glutationa. Esse é o antioxidante mais poderoso do corpo, consistindo na primeira linha de defesa da mitocôndria, ajudando a neutralizar danos oxidativos. Recomendo um suplemento de 500mg por dia.
  4. Rhodiola rósea: Este fitoterápico promove aumento da síntese de energia na mitocôndria. Segundo estudos, ratos de laboratório que receberam a rhodiola conseguiram nadar 25% mais tempo antes de ficarem exaustos. Mas a rhodiola também pode energizar as pessoas, de acordo com uma pesquisa feita em humanos. Nesse caso, apenas uma dose de 200mg ajudou as pessoas a melhorarem a sua resistência durante o exercício físico. Já em outro estudo, os indivíduos que tomavam 100mg de rhodiola todo dia melhoraram a sua capacidade de trabalho: sua habilidade para aprendizagem aumentou em 61% e o seu nível de fadiga caiu em 30%.Eu recomendo tomar 200 mg por dia de estômago vazio, preferivelmente de manhã, porque a rhodiola estimula o seu cérebro.

 

Referências bibliográficas:

  • Ann N Y AcadSci, 1998;854:214-23
  • Altern Med Rev. 1998;3(2):114-27
  • Phytomedicine. 2000;7(2):85-9
  • Clinical Chemistry, 2001, 47: 12, 2150-2153
  • Bull ExpBiol Med. 2003;136(6):585-7.
  • Int J Sport NutrExercMetab. 2004;14(3):298-307.
  • Altern Med Rev. 2005; 10(4):268-93
  • Cerebellum. 2007;6(4):308-14
  • MolNutr Food Res. 2008;52(7):780-8.
  • Antioxid Redox Signal.2009; 11(11): 2685–2700
  • J Gerontol A BiolSci Med Sci. 2014;69(7):821-30
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva.

3 Comments

  1. vejo isto com muito interrese pois a idade avançada me esta sendo muito agradavel e nao quero que isto mude vou procurar os meios faser o tratamento asim como fis com a agua oxigenada e foi de maravilha .. gracias

  2. Muito oportuna estas colocações …, dificil é conseguir profissional de saúde em minha cidade que conheça estas alternativas de saúde. Médicos alopatas em geral não conhecem e sem saber falam contra.
    Porém eu ando sem energia nenhuma e quero buscar ela de volta , vou experimentar algumas sujestões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER