Prevenção

A telomerase como fonte da juventude

Se você está interessado em viver muito, como o que é estabelecido cientificamente como 120 anos, é bom você começar a ficar entendido em telomeros.

Quando a célula se divide, seus cromossomos perdem um pouco das extremidades. Apesar de nenhuma informação ser perdida, esse é um processo que não ocorre para sempre. Na verdade, as células são programadas para morrer quando seus telomeros ficam muito curtos. E há algo que é extremamente recente, tendo sido conhecido só em 2009, dando aos cientistas Carol Greider e Jack Szostak Prêmio Nobel de Fisiologia Médica. A premiação se deve à descoberta de como os cromossomos são protegidos por telomeros e pela enzima telomerase.

Com esta descoberta, abriu-se uma excitante possibilidade para estender a vida, ou seja, uma estratégia que permite a regeneração dessas estruturas das extremidades dos telomeros, permitindo envelhecer mais jovem.

Conforme ficamos mais velhos, as células já passaram por muitas divisões, os telomeros ficam curtos. Porém, o corpo sabe como recuperar essas extremidades perdidas ou ao menos desacelerar suas perdas. Trata-se da telomerase, uma enzima que controla esse processo.

Como reduzir o encurtamento dos seus telomeros?

Devemos estimular a produção da enzima telomerase, porém esta não pode ser injetada, nem ingerida pela dieta, pois só efetiva dentro do núcleo celular. Mas, cada célula sabe como produzir telomerase, o segredo é como sinalizar a célula para começar a produção.

Há muitos produtos no mercado, porém ainda não se chegou a algo que realmente reverta essa perda.

Existem, atualmente, algumas estratégias capazes de ajudar na redução da velocidade de encurtamento dos telomeros. São elas:

1 – Treino de tiro da alta intensidade

Segundo um estudo publicado no Mechanisms of Aging and Development, os resultados evidenciam que essa extremidade dos telomeros é regulada por exercício aeróbio vigoroso, feito regularmente.

Com exercícios aeróbios normais e regulares não há essa estimulação. Portanto, o efeito antienvelhecedor só é conseguido com os efeitos gerados pelo condicionamento aeróbio de alta intensidade.

Como exemplo desse tipo de treinamento, você pode consultar o meu livro 20 Minutos e Emagreça. Além desse efeito, esse tipo de exercício estimula a produção de HgH naturalmente, que tem papel importante também no antienvelhecimento.

2 – Estimulando produção de glutationa

Existem diversos estudos mostrando que o aumento da enzima glutationa, um antioxidante endógeno, promove a redução da velocidade do encurtamento dos telomeros.

Há no mercado produtos que dizem conter glutationa, porém, na verdade, pouquíssimo se absorve. O ideal é usar aminoácidos que possam estimular a geração de glutationa e ingerir Whey Protein de quantidade. Estes são modos bem simples de se converter esses aminoácidos em glutationa. Outra opção é a proteína animal e os ovos.

3 – Uso de Ervas Chinesas

Diversos extratos de ervas chinesas têm sido usados para estimular a expressão da telomerase em especial. A Astragalus é uma das ervas utilizadas, porém com baixa efetividade, pois essa erva contém pouco principio ativo para esse efeito.

4 – Uso de complexos antioxidantes

Sabemos que a oxidação gera radicais livres e estes aceleram o encurtamento do telomero. A falta de exercício, o estresse crônico psicológico, o cigarro são exemplos que promovem o encurtamento dos telomeros pela produção de radicais livres.

[divider]

Referências Bibliográficas:

– Prot. Nati Acad Sar.  2004 Dec 07, 101(49): 17312-5

– Nature, 2011 Jan 6:469(7328): 102-6

– Aging Res Rev. 2012 Apr; 11(2) 220-9.

– Ann Med.  2012 Jun; 44 Suppl 1: S138-42

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER