Prevenção

Tamiflu tem sua eficiência questionada

O tempo virou. A gripe bateu à sua porta. Quais são as duas principais recomendações que você recebe? Tomar a droga antiviral Tamiflu e se vacinar contra a gripe. Acertei?

Já sabemos que a vacina contra a gripe tem sua eficiência muito reduzida e agora, os estudos realizados pelo laboratório que fabrica o Tamiflu acabam de ser contestados. Não é de espantar o porquê dos conteúdos destes estudos terem sido mantidos em segredo por anos.

Como os estudos não haviam sido apresentados, os cientistas da Fundação Cochrane, em colaboração com o British Medical Journal, criaram o BMJ Open Data Campaign, que revelou que o gasto com essa medicação pode ter sido desnecessário.

Para chegar a essas conclusões, os acadêmicos foram obrigados a consultar os testes médicos do governo britânico e analisar mais de 16 mil páginas do registro e licenciamento do remédio.

O resultado mostrou que os sintomas de gripe seriam reduzidos de sete dias para 6,3 dias. Segundo o levantamento, tomar Paracetamol também levaria ao mesmo resultado.

De acordo com a editora do BMJ, Fiona Godlee, a efetividade do Tamiflu tem sido supervalorizada e, sérios efeitos colaterais não têm sido divulgados, fato que nos dá a suspeita de que tudo essa droga realmente não cumpre com o que oferece.

Além disso, a revisão do Instituto Cochrane mostrou que não há evidências de alta qualidade para suporte no tratamento de crianças de “risco” com inibidores de neuraminidase. Segundo um estudo recente, o remédio não conseguiria impedir a proliferação do vírus H1N1, nem reduzir suas complicações. No máximo, o antiviral ajudaria a combater os sintomas. E olhe lá!

Se você quer seguir alguma recomendação para prevenir ou melhorar os sintomas da gripe, sugiro que siga estas estratégias:

  • Vitamina D: Age essencialmente como um agente antibacteriano e antiviral. Tenha seus níveis sanguíneos de vitamina D checados, pois valores baixos predispõem você a gripes e resfriados, além de evidências de baixa imunidade.
  • Zinco: Segundo a revisão da Cochrane Database, o uso de zinco logo no primeiro dia dos sintomas corta a duração do resfriado em cerca de 24 horas, além de reduzir a severidade dos sintomas.
  • Vitamina C: Um potente antioxidante que pode e deve ser usado nesta fase, pois reduz o período e a severidade dos sintomas.
  • N-acetil L-cisteina: Age fluidificando o muco e a secreção dos pulmões melhorando sua eliminação e, com isso, impedindo a formação de meio de cultura propício á infecção das vias aéreas superiores.

Óleo de Coco na prevenção da gripe e resfriado

  • Óleo de coco extravirgem: pela presença de ácido láurico, tem importante ação imunológica, com componentes que eliminam vírus, fungos, bactérias e parasitas.

Seguindo essas medidas não há gripe ou resfriado que tenha vez com a sua saúde. Abra mão de investir seu dinheiro em medicamentos que não cumprem o que prometem e garanta dias bem mais saudáveis.

[divider]

Referências Bibliográficas:

– Jornal o Estado de São Paulo.  11 de Abril de 2014 – A18 – Metrópole.

– BMJ. 2012; 345:e7303

– Mail on line. Jan 12, 2012

– BMJ. 2012; 344:d8158

– BMJ Editorial; 2012; 345:e7304

– Cochrane Summaries, Neuraminidase Inhibitors for Preventing and Treating Influenza in Children. April 18, 2012 (Epub).

– Archives of Internal Medicine. 2009; 169(4):384:390

– American Journal of Clinical Nutrition. May 2010: 91(5);1255:1260

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER