Supere a Diarreia com essas Dicas Incríveis

como tratar diarreia

A diarreia ocorre quando o alimento e os líquidos que você consome passam muito rápido através do intestino grosso. Esse problema parece acontecer sempre nas horas mais inoportunas. Não importa se você está seguro em casa ou num evento de gala, nunca está em boa hora para sofrer este sintoma debilitante.

A diarreia se chama sintoma e não condição porque é a maneira que o corpo maneja um elemento indesejado no sistema digestivo. Seja um irritante alimento frito que não está sendo digerido de forma correta, um vírus tentando atacar o sistema imune ou um caso mais extremo de parasitas, a diarreia é a maneira natural do corpo purgar rapidamente o que está causando irritação, salvaguardando a saúde e a vitalidade.

Já que a diarreia livra o corpo de um irritante problemático, os medicamentos vendidos sem receita, que tem a finalidade de fazer você parar de ir ao banheiro, não são a resposta certa para o problema.

Quando você ingere uma fórmula para parar a diarreia, pode parecer ótimo a curto prazo… Mas na verdade ocorre o contrário! Isso permite que o irritante que o corpo está tentando expulsar por horas do seu sistema digestivo continuará causando grandes danos, pois não foi. E além do mais, poderá se alastrar para outros órgãos previamente não afetados, retardando a solução do problema.

Remédios medicinais frequentemente podem levar à constipação, sendo que você só trocou um problema desconfortante por outro.

Além disso, outros efeitos colaterais da medicação antidiarreica são tonturas, sonolência e náuseas, mas podem aparecer efeitos mais sérios como confusão, respiração deprimida e enterocolite necrosante (uma doença intestinal grave onde ocorre necrose da parede intestinal).

Causas comuns de diarreia

Existem muitas razões possíveis pelas quais você pode ter diarréia, sendo as mais comuns:

Gastroenterocolite (Infecção do trato gastrointestinal)

Pode ser causada por bactérias, vírus e organismos parasitários. Nos casos agudos o mais frequente é causado por E. coli, Salmonella, Shigella e Campylobacter, que se espalham através de alimentos e água contaminados, geralmente afetando áreas onde há saneamento inadequado e pouca higiene.

Distúrbios digestivos crônicos

Causados mais frequentemente por síndrome do intestino irritável, doença celíaca e doença diverticular.

Doença inflamatória intestinal

Como, por exemplo, doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Antibióticos

Sim! Eles podem alterar a ecologia intestinal, com predomínio de bactérias patogênicas, desencadeando o processo. Por isso, só aconselho o uso de antibióticos em casos que sejam absolutamente necessários, pois eles matam bactérias boas e más no cólon.

Alergia alimentar

Determinadas pessoas têm dificuldade em digerir certos alimentos, apresentando quadros diarreicos.

Estresse

O cérebro e intestino apresentam uma ligação direta através de uma conexão nervosa, muito bem descrita no livro “O cérebro desconhecido”, do professor Dr. Helion Povoa.

Medidas simples como lavar as mãos, especialmente antes de comer e depois de usar o banheiro, podem evitar muitas destas infecções gastrointestinais.

Tratamento seguro para a diarreia

A imensa maioria dos casos se resolve sem medicação.

Inicialmente, deve-se fazer reposição do liquido e eletrólitos perdidos para se evitar uma desidratação mais seria.

Faça uma dieta alimentar evitando vegetais, frutas e alimentos alergênicos. Mantenha essa estrategia por 48 horas, que é o tempo de regeneração da mucosa gástrica, e só reintroduza alimentos fibrosos após este período caso tenha cessado a diarreia.

No caso de haver vômitos acompanhado da diarreia, dê uma pausa ao estômago por cerca de três horas.

Assim que parar o vômito, beba pequenas quantidades de água pura. Nas duas primeiras horas e você pode agregar ainda:

Água de coco natural (não industrializada)

É o melhor reidratante e repositor de eletrolitos, e certamente sem produtos quimicos artificiais.

Complexo de lactobacilus

Agem reequilibrando e recolonizando a flora intestinal, fazendo com que a diarréia desapareça mais rapidamente.

Vinagre de maçã

Seus ingredientes que agem naturalmente na resolução da diarreia são a pectina, o ferro e o ácido acético. Estes três elementos simples combinam para formar um gel fibroso que age como um lubrificante dentro do sistema digestivo, também acrescentando densidade às fezes. O resultado é impressionante, já se percebendo em cerca de 30 minutos

Como preparar o seu vinagre de maçã:

1 xícara de água morna e 1-2 colheres de sopa de vinagre de maçã, não filtrado, à 6%.

Inicialmente, beba esta mistura a cada 15 minutos, num período de 30 minutos (serão 3 tomadas). Na sequência, ele pode ser consumido repetidamente de hora em hora até que pare a diarreia.

No caso de diarreia persistente, por mais de dois dias, isso pode ser devido a uma condição subjacente, então aconselho consultar o seu médico.

Referências bibliograficas:

• Mayo Clinic, Diarrhea
  • Medical News Today, Diarrhea: Causes, Symptoms and Treatments
  • Everyday Health, Is Your Diet Giving You Diarrhea?
  • Everyday Health, Keep Stress From Causing an Upset Stomach
  • Teens Health, Gastrointestinal Infections and Diarrhea
  • Livro “O cérebro desconhecido”, Prof. Dr. Helion Povoa .2010
  • Livro Health and Disease Begin in the Colon. Serge Jurassunas. 2016
  • E-Book – Vinagre de maçã: o liquido dourado. Dr. Wilson Rondó Jr.
  • E-Book – Água de coco: a verdadeira fonte natural da juventude. Dr. Wilson Rondó Jr.