Prevenção

Fique Alerta! Substâncias Químicas e Venenos a caminho do seu corpo!

As substâncias químicas e venenos estão por toda parte a caminho do lixão tóxico dentro do seu corpo.

Bisfenol A, ftalatos, perfluoroquímicos, bisfenóis policlorinados. Esses são nomes praticamente impronunciáveis, mas que você nem precisa aprender a falar para ser danificado por eles.

Estas e tantas outras substâncias químicas estão transformando você em uma pessoa gorda, doente, fraca e, talvez, um dia, uma pessoa morta. E não precise achar que estou exagerando! Essas substâncias estão transformando homens em mulheres, e meninos em meninas, a tal ponto de que alguns já deveriam começar a usar sutiãs.

E as mulheres também não estão fora disso. Nelas, as substâncias estão provocando a menopausa precoce. Em crianças, surge o problema de desenvolvimento. E, em todo mundo, este ingredientes tóxicos são exatamente a receita para o câncer, doença cardíaca, disfunção sexual e muito mais.

E só para você saber, elas estão agindo dentro de você nesse exato momento enquanto você lê esse artigo.

Infelizmente, você não pode se livrar deles todos. E mesmo que você conseguisse cortar toda a sua exposição a eles o que você já tem dentro do seu corpo pode durar por muitos e muitos anos. Nem adianta querer se mudar para uma ilha distante.

A boa notícia é que existem algumas medidas que você pode adotar para limitar a sua exposição e, quem sabe, diminuir os danos. Eis o que você precisa evitar e como evitar:

[divider]

BPA

Esta substância química está absolutamente em todo lugar.  Já esteve em tantas manchetes que você provavelmente sabe que ela está nos recipientes de alimentos para fornos de micro-ondas, embalagens plásticas de alimentos e nos revestimentos usados em alimentos e bebidas enlatados.

O que talvez você não saiba é que o BPA também está nos frascos de vidro de alimentos e também sendo usada na tampa para fazer o frasco hermeticamente selado.  Além disso, está nas seladoras odontológicas.  Está até nos produtos de papel reciclado – inclusive no papel higiênico – e recibos térmicos. Quando você toca todas essas coisas, o BPA pode realmente penetrar na sua pele.

Uma vez dentro do seu corpo, o BPA imita o estrógeno.  É um clone químico do hormônio tão bom que o seu corpo acredita que está recebendo um pequeno incremento. Junto com os problemas sexuais óbvios, esse estrógeno falso foi ligado à diabete, à doença cardíaca, à obesidade e tantas outras doenças.

A melhor maneira de cortar de vez a sua exposição, fora arrancar todos os seus dentes e estocar o banheiro com um rolo de folhas, é ater-se aos alimentos frescos e naturais; se você precisa armazenar algo, use frascos de vidro e recipientes de aço inoxidável.

Um estudo descobriu que a mudança para produtos orgânicos frescos e a utilização de vidro e aço para o armazenamento corta o nível de BPA na urina em 60% em três dias.  Não é 100%, mas é um bom começo.

E o BPA não é o único estrógeno químico dentro do seu corpo.

[divider]

Ftalatos

Não consegue distinguir os meninos das meninas hoje em dia? Saiba que isso não são apenas as modas crescentemente confusas. Os meninos criados com exposição aos ftalatos presentes por toda parte no lar crescem e se tornam rechonchudos e chorosos, digamos, homens-meninas.

Além disso, os ftalatos foram ligados a deficiências de aprendizado nas meninas e retardos em aptidões motoras em meninos, o que é muito ruim para as crianças, claro, mas espere até que você veja o que esta coisa faz com você.

Um estudo recente descobriu que os ftalatos dobram o risco de diabete nos idosos.  Outra pesquisa liga essa substância química a todos os usuais suspeitos que trabalham em conjunto com a diabete, incluindo a resistência à insulina, à alta glicose sanguínea, ao ganho de peso e ao aumento da gordura abdominal.

Já que os ftalatos estão por toda parte, evitá-los é praticamente um trabalho de tempo integral.  Eles estão em praticamente tudo com perfume, especialmente nas velas caras vendidas em shoppings.

Essas não são as únicas substâncias químicas perigosas espalhadas (ou escondidas) por todo o seu lar.

[divider]

PFCs

Humm, o cheiro de pipoca vindo do micro-ondas”. Pare esse discurso por aí mesmo! Esse cheiro é de doença.

O problema não está na pipoca em si, embora até pudesse ser, afinal, não há nada como um saco engordurado com óleos de plantas para te deixar doente. Mas neste caso, o problema está no pacote, que é feito de perfluorquímicos.

Você encontrará vários PFCs em tudo o que é livre de rugas, resistente a manchas, a prova de calor e antiaderente.  Em outras palavras, em todo lugar! E pior ainda, uma vez dentro de você, eles vão ficar por um tempo.

A meia-vida de um PFC, chamado PFOS, por exemplo, é de cinco anos.  Isso significa que cinco anos depois de você ser exposto a ele, metade ainda está dentro de você.  Diferente do BPA, você obviamente não vai se livrar de 60% dos seus PFCs ao longo do fim de semana.

Mas, já que os PFCs foram ligados ao hipotireoidismo, doenças do sistema imune, problemas reprodutivos, câncer e mais, você quer cortar a sua exposição sempre que possível. Então, comece por jogar fora o Teflon e comece a usar as frigideiras de ferro fundido da vovó.  Com o passar do tempo substitua os outros itens no seu lar e no seu guarda-roupa que contenham PFCs com versões mais seguras (mas não faça tudo de uma vez se você não quiser ir à bancarrota).

[divider]

BPCs

Não! Não estou ficando retro. O fato que os BPCs foram banidos há décadas não evita que eles apareçam na sua comida e água.

Já que os BPCs são despejados, em segredo, em praticamente todos os lugares, eles ainda são encontrados praticamente em todo lugar, especialmente na água e nos peixes.

Um estudo de 2003 descobriu que o salmão criado em cativeiro continha 16 vezes a taxa de BPCs daquele do salmão natural.  Obviamente, você quer salmão natural, certo?  Não é tão fácil quanto se pensa, já que o salmão criado em cativeiro é vendido rotineiramente como o natural para alavancar o preço.

Como os PFCs, os BPCs têm uma meia-vida muito longa no corpo, variando de 10 a 15 anos, em média. Então, uma pequena exposição pode transformar-se em um “presente” que continuará a danificar seu organismo por muito tempo. Pense em câncer, danos ao sistema imune, problemas reprodutivos e mais.

E nas crianças expostas no útero, este veneno pode causar danos ao cérebro.

E sejamos sinceros, você não foi exposto aos PFCs, BPCs, ftalatos, BFA e o resto dos venenos da noite para o dia, então você também não vai se livrar deles da noite para o dia.

Faça da limpeza de seu organismo um projeto a longo prazo, especialmente se você pretende ficar por aqui por muito tempo.

[divider]

Referências Bibliográficas:

– Environmental Research. August, 2011. 111(6): 825-30.

– The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. 2012. February; 97(2):E223-7.

– JAMA. November, 23, 2011. 306 (20):2218-20.

– Environmental Health Perspectives. October 29, 2010

– Human Reproduction. January 28, 2009.

– Pediatric Research. August 2010. 68(2):134-9

– International Journal of Andrology. November 16, 2009

– Neurotoxicology. September 30, 2009. (5):822-31. Epub, February 10, 2009.

– Environment and Human Health, Inc., Human Exposures to DEHP

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

3 Comments

  1. realmente……acho que estamos todos condenados à morte precocemente…..não tem como fugir dos alimentos dos materiais de higiene e limpeza e demais produtos considerados comuns de consumo no dia a dia…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER