Alimentação

Sua ceia de Natal pode ser ainda mais feliz e saudável!

O Natal está chegando! Poucos dias nos separam de uma das comemorações mais aguardadas do ano. E esse é o momento onde a família, as festividades e a maioria dos alimentos tornam-se o centro de nossas vidas. Durante esse período deixamos de lado o que normalmente fazemos atenção em relação à nossa dieta e acabamos abusando na alimentação.

O peru é, com certeza, o exemplo de alimento de Natal e também dos dias subsequentes. Então, caso esteja comprando essa carne em um supermercado procure aquela de animais criados naturalmente, pois quando criados em granjas eles podem gerar contaminações, comprometendo a saúde.

É muito importante que você saiba que a carne de peru é um alimento altamente rico em proteínas e com pouca gordura. Para que se tenha uma ideia, o consumo de 100 gramas da carne escura de peru, sem pele, fornece cerca de 8 gramas de gordura e 28 gramas de proteína, enquanto a carne branca, nessa mesma quantidade, fornece apenas 4 gramas de gordura e 30 gramas de proteína. Embora a carne branca seja mais popular, em termos nutricionais a carne escura é preferível. Apesar de conter pouca diferença de proteína, a carne de peru contém mais gordura boa.

Para a maioria dos adultos o consumo desta porção de carne de peru (100g) é adequado em termos nutricionais. Essa situação só não se aplica para mulheres no último trimestre de gravidez ou para pessoas que praticam exercícios intensamente. Nesses casos, a necessidade de proteína deve ser maior.

Mas, há algo muito importante e que você não deve se esquecer, principalmente nesse momento, é a gratidão! Ela deve ser o ingrediente número um em sua ceia e em sua vida. Por isso, reflita e considere que você deva estar verdadeiramente grato em compartilhar a vida com todos que ama.

Agradeça por tudo o que você tem. Seja sempre criativo e inovador. Pense diferente e positivo. E quando a vida te der cem razões para chorar, mostre a ela que você tem mil motivos para sorrir. Encare o seu passado sem rancor. Ligue-se ao seu futuro sem medo. Mantenha a sua fé em alta! A melhor coisa que pode existir é o sorriso de uma pessoa. E mais bonito ainda, é saber que você é a razão para isso.

Desejo que o seu Natal seja iluminado, próspero, feliz e muito saudável!

 

Referência bibliográfica:

– Journal of Agricultural and Food Chemistry. 2008 Jul 23, 56 (14): 5884 – 91

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

  1. Dr. Wilson Rondo,o senhor juntamente com o Dr. Lair Ribeiro,não fazem ideia como me ajudaram nesse ano a me alimentar melhor,estou me sentindo muito melhor comas suas dicas,por isso gostaria de desejar ao senhor um feliz e Santo Natal,repleto de muitas felicidades,é de coração que te desejo todas essas maravilhas,pois os senhores fazem um grande bem para a humanidade.muito obrigado,fique com a paz de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER