Atividade Física

Sports drinks

Tudo de bom: energéticos, reidratantes. Mas beba com moderação.

Funcionam muito bem durante e após exercícios físicos, repondo líquidos e eletrólitos, como sódio e potássio, eliminados pela urina e a transpiração. E ainda contêm carboidratos, que oferecem energia extra. Em alguns casos, podem ser mais indicados que a água para reidratação, pois aumentam a capacidade de suportar maiores perdas de líquidos. Tudo isso é ótimo, mas não se deve consumi-los como refrigerante ou refresco. Não foram feitos para isso.

Acidez comprovada

Excesso de bebidas energéticas corrói e enfraquece os dentes, tornando-os mais vulneráveis a cáries e outros problemas. Pesquisadores cortaram um dente de bezerro em duas partes, deixaram uma delas em água e a outra mergulhada em sport drink. Após 90 minutos, observaram que a parte mergulhada em sport drink apresentava visível corrosão, enquanto a outra permanecia inalterada. O sport drink é altamente erosivo por conter ácido cítrico, capaz de facilitar lesões causadas por uma simples escovação. E manter os dentes saudáveis é básico para a saúde em geral, já que a boa mastigação facilita a absorção de nutrientes.

Água de coco natural

A acidez exacerbada desse tipo de bebida é um recurso químico para dar a ela mais tempo de vida útil. Isso pode ser problemático, em especial para os atletas, que durante e após as atividades físicas costumam apresentar a boca seca, sem saliva suficiente para se proteger. Nada muito preocupante, uma vez que basta baixar o consumo de sports drinks ou substituí-los pela água de coco natural, rica em eletrólitos, facilmente encontrada em nosso país, e que considero o melhor reidratante que existe.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER