Alimentação

O Smoothie Verde de Beterraba vai Baixar sua Hipertensão Arterial

Os médicos, convencionalmente, usam nessas situações drogas anti-hipertensivas, beta bloqueadores, inibidores da enzima conversora de angiotensina (ACE), bloqueadores do canal de cálcio, alfa bloqueadores, inibidores do sistema nervoso, vasodilatadores e mais…

Por um lado, entendo essa postura para evitar maiores riscos como ataque cardíaco, derrame e falência renal. Mas o que eu quero passar para vocês é algo seguro, sem efeitos colaterais, natural e que os médicos dificilmente vão lhe prescrever.

É o smoothie verde de beterraba

Em um recente estudo, 68 pessoas hipertensas foram acompanhadas e divididas em 2 grupos. Um tomava diariamente um smoothie verde de beterraba de 250 ml contendo nitratos naturais, que dilatam os vasos sanguíneos. O outro grupo também tomava o smoothie verde de beterraba de 250 ml, porém, sem nitratos.

Resultado:

O smoothie verde de beterraba com nitrato reduziu a pressão para níveis normais num período de 28 dias. A complacência das artérias melhorou significantemente.

Pois é, os estudos mostram que as beterrabas cruas reduzem a pressão arterial em média de quatro a cinco pontos em questão de horas, pela ação dos nitratos naturais que são convertidos em óxido nítrico em seu corpo.

Esse óxido nítrico age ajudando a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir a pressão arterial. Na verdade, os nitratos são usados para tratar a angina e a insuficiência cardíaca congestiva, e pesquisas mostram que um copo de smoothie verde de beterraba tem o mesmo efeito que os nitratos prescritos.

Além disso, nove pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca que apresentavam perda de força muscular e reduzida capacidade de exercício foram beneficiados com o smoothie verde de beterraba.

Beterraba e atletas competitivos

A grande sensação atualmente é entre os atletas competitivos usarem o smoothie verde de beterraba pelos benefícios de aumento de óxido nítrico. Segundo estudos, ele aumenta a resistência durante o exercício em até 16%, um efeito atribuído ao aumento do óxido nítrico.

Num outro estudo, os pacientes receberam 140 ml de smoothie verde de beterraba concentrado, seguidos de testes, os quais verificaram um aumento quase instantâneo da sua capacidade muscular em uma média de 13%.

Para se ter resultados reais, evite usar antisséptico bucal ou goma de mascar, pois isso evita que ocorra a conversão de óxido nítrico, pois o nitrato é convertido em nitrito em sua saliva por bactérias amigáveis. Na sequência, esse nitrito é então convertido em óxido nítrico em outros lugares do seu corpo.

Componentes que potencializam a resposta:

1) Betaína

Ajuda a reduzir a inflamação e proteger contra agressores ambientais que podem influir na doença cardíaca.

2) Fitonutrientes

Responsáveis pela sua cor vermelha, também apresentam propriedades imunossupressoras e anticancerígenas. O extrato de beterraba também está sendo estudado para uso no tratamento de câncer de pâncreas, mama e próstata em humanos.

3) Vitamina e minerais

Apresenta alta concentração de vitamina C, fibra, potássio, manganês e enxofre, importantes no processo de desintoxicação no seu corpo. Tradicionalmente, esses elementos têm sido valorizados pela sua capacidade de purificar o sangue e o fígado. O smoothie também é abundante em folato, o que o torna importante como um aliado na gravidez para evitar defeitos congênitos.

Resumindo:

Se você tem hipertensão, deve controlá-la, mas se no seu caso ela é leve, o melhor conselho que posso lhe dar é comprar um “personal blender” para que possa fazer em casa os seus smoothies verdes de beterraba, junto com mudança de estilo de vida para supersaúde.

Diferente de medicações convencionais, o smoothies verdes de beterraba tem benefícios extraordinários com zero de efeito colateral, acompanhado de uma impressionante densidade nutricional que pode ajudá-lo na saúde de uma forma geral.

Se você tem diabetes ou é resistente à insulina, monitore cuidadosamente como o smoothie verde de beterraba cru afeta sua saúde. Só procure consumi-lo com moderação, pois tem alto teor de açúcar e pode eventualmente alterar sua glicemia.

Para evitar isso, sempre use não só a beterraba, mas as partes verdes da mesma .

Referências bibliográficas:

  • Nutr J. 2012 Dec 11;11:106
  • J ApplPhysiol (1985). 2009 Oct;107(4):1144-55
  • Circulation: Heart Failure 2015; 115.002141
  • Runners World May 8, 2013
  • J Complement Integr Med. 2013 Jun 26;10.
  • Livro Mude sua vida com super nutrientes
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER