Receitas

✽Receita✽ Smoothie verde antiestresse, elevador de humor e energia

Já expliquei, anteriormente, o passo a passo para se fazer o smoothie. Se você ainda não viu, é só clicar no link abaixo:

➤ Os fundamentos dos smoothies verdes

Como prometido, vou passar diversas receitas específicas para diferentes objetivos e necessidades. A primeira delas, eu garanto: vai melhorar aquelas pessoas que estão mal humoradas, estressadas e com pouca energia para o dia a dia.

Para essa receita vamos utilizar espinafre, bananas e água de coco.

O espinafre é um dos mais benéficos vegetais folhosos. Contém folato, beta caroteno, magnésio, manganês, ferro, vitaminas K e C e ácido lipoico, um potente antioxidante.

As bananas devem ser consumidas com moderação, pois são ricas em frutose (aproximadamente 7,0g por banana), o que pode causar alterações na sua glicemia. Se você é diabético, pré-diabético, está acima do peso ou hipertenso, consuma com moderação e associado a uma proteína para não causar resposta insulínica significativa.

Rica em vitaminas do complexo B em especial a vitamina B6, a banana fornece cerca de 20% da necessidade diária dessa substância. Ela ajuda o sistema nervoso, previne anemia e doença coronariana. Abundante em magnésio,nutriente associado ao bom humor, a fruta fortalece os músculos e atua como protetor cardíaco. Além disso, contém dopamina, que também estimula o bom humor.

A banana é rica também em flavanoides e polifenólicos, como luteína, zeaxantina, beta e alfa caroteno, vitaminas C e A , apresentando importante ação antioxidante. Contém 476 mg de potássio, que controla a pressão arterial e ritmo cardíaco. Tem baixíssima concentração de sódio: só 1 mg por banana.

Enfim, a fruta também contém manganês, ativador da principal enzima antioxidante superóxido dimutase e cobre, que colabora na produção dos glóbulos vermelhos. As pesquisas mostram que a banana é comprovadamente a mais eficiente, entre as frutas e vegetais, na redução do risco de carcinoma de célula renal.  Além disso, são ricas em fibras solúveis (que dissolvem em líquido) e serão responsáveis por deixar seu smoothie mais doce e cremoso.

Dica: evite consumir banana na época dos mosquitos, pois a forma como o ser humano processa o óleo de banana, atrai os mosquitos fêmeas.

O uso da água de coco como líquido de base (na segunda opção abaixo) também garante um paladar diferente e mais cremosidade. Mas não é só isso. A água de coco contém 5 eletrólitos que dão suporte ao seu corpo na hidratação e no seu nível de performance. Apresenta mais potássio do que a banana, ideal para prevenção de câimbras e desconfortos musculares.

É a única substância natural que pode ser injetada na corrente sanguínea e salva vidas como um fluido endovenoso, tendo sido usado na 2ª Grande Guerra para essa finalidade. Conhecida como uma bebida energética natural, deve ser consumida de cocos jovens. Evite produto industrializado.

Utilize os ingredientes, aplicando-os aos passos explicados anteriormente no texto sobre os fundamentos dos smoothies verdes.

Escolha o melhor para você e mãos à obra!

Opção 1 – com água

Vegetais: 2 a 3 copos de espinafre fresco

Líquido de base:2 copos de água

Frutas: 2 a 3 bananas

Opção 2 – com água de coco

Vegetais: 2 a 3 copos de espinafre fresco

Líquido de base:2 copos de água de coco

Frutas: 2 a 3 bananas

Obs: Deve-se consumir o espinafre com moderação. O espinafre contém ácido oxálico, e o excesso pode induzir calculo renal e nefrotoxicidade. Além disso, a presença de ácido fítico pode promover má assimilação de certos minerais, chegando a causar balanço negativo de cálcio e ferro.


Em breve trarei uma nova receita de smoothie, com todos os seus benefícios. Ela pode ser o que estava faltando para alcançar aquele objetivo que você tanto queria. Fique atento!

✤ Fique por dentro dos grandes mitos e verdades sobre o Detox para emagrecimento através da minha palestra Gratuita e Online na semana da Operação Detox do INVS!

[button color=”green” size=”big” link=”http://invs.com.br/sq-rondo/?ref=L2642571W” target=”blank” ]Clique aqui e inscreva-se gratuitamente![/button]

Referências Bibliográficas:

  • Óleo de coco: a gordura que salva sua vida. Editora Gaia. 2015
  • Natural Pharmacy. Prima Health. 2003
  • Prescription for Nutritinal Healing. Avery. 2010
  • Livro Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento
  • Livro Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e ControlarDoenças. Dra. Jocelem Mastrodi Salgado. Editora Madras.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER