Alimentação

Sete razões para comer mais gordura saturada

PRESENTE NO ÓLEO DE COCO, NA MANTEIGA E NA CARNE VERMELHA, ELA AJUDA A DEIXAR CORAÇÃO, PULMÕES E CÉREBRO SAUDÁVEIS

Artigo postado na Revista SporLife Nº 122 de JAN.2012 

Gordura saturada realmente aumenta o risco de doença cardíaca e eleva o colesterol?

Em uma palavra: NÃO. Porém, é importante entender que nem toda gordura saturada é igual.

Ela deve ser de origem natural, como o óleo de coco, a manteiga e a carne vermelha, e não vir de um óleo vegetal que foi transformado pela hidrogenação em gordura saturada.

Na verdade, os humanos precisam da boa gordura, e aqui estão algumas razões para você consumi-la:

 

1. Reduz os fatores de risco cardiovasculares – A gordura saturada desempenha um papel importante na saúde cardiovascular. O seu consumo reduz o nível de uma substância chamada lipoproteína A, que tem forte correlação com risco de doença cardíaca. Pesquisas mostram que as mulheres perdem peso quando se alimentam com grandes quantidades de gordura saturada.

2. Ossos fortes – Ela é necessária para que o cálcio seja efetivamente incorporado ao osso. Segundo especialista no assunto dra. Mary Enig, há casos em que é necessário aumentar o consumo em 50% por essa razão.

3. Melhora a saúde do fígado – Ela protege o fígado do álcool e de medicamentos, incluindo o acetaminofen e outras drogas comumente usadas para dor e artrites.

4. Pulmões saudáveis – Para que eles funcionem bem, o espaço aéreo dos pulmões deve estar coberto com uma fina camada de surfactante, cuja gordura é 100% constituída de ácidos graxos saturados. A substituição dessas gorduras críticas por outras torna a superfície surfactante falha e causadora de dificuldades respiratórias.

5. Cérebro saudável – O seu cérebro é feito basicamente de gordura e de colesterol. Dieta sem gordura saturada saudável leva a uma função cerebral imprópria.

6. Adequada sinalização dos nervos – Certas gorduras saturadas presentes na manteiga, na banha, no óleo de coco e de palma sinalizam mensageiros que influenciam no metabolismo, incluindo o trabalho de liberação da insulina.

7. Sistema imunológico fortalecido – A gordura saturada encontrada na manteiga e no óleo de coco desempenha importante papel na saúde do sistema de defesa. A perda de quantidade mínima de ácidos graxos saturados dos glóbulos brancos altera a habilidade de reconhecer e destruir  invasores, como vírus, fungos e bactérias.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER