Alimentação

Será o açaí uma lenda Amazônica?

Antes, somente conhecido na região amazônica, o açaí vem ganhando cada vez mais espaço na vida de todos os brasileiros, principalmente por suas propriedades antioxidantes e sua capacidade emagrecedora.

O açaí pode ser facilmente encontrado em supermercados e casas especializadas em produtos naturais em todo o mundo; geralmente a fruta é disponibilizada na forma de chá ou suco, sendo estas as maneiras mais seguras de se manter suas características nutricionais.

Mas, como tudo o que faz muito sucesso gera sempre um milhão de desconfianças, diversos estudos têm apresentado conflitos em suas conclusões sobre a fruta; por conta disso, universidades e clínicas têm realizado investigações minuciosas com o objetivo de esclarecer essas controvérsias sobre as reais qualidades nutricionais do açaí. Os resultados têm sido bastante satisfatórios.

Estudos sobre açaí

Um estudo recente avaliou como o açaí afeta os distúrbios metabólicos em dez adultos acima do peso. Eles consumiram 100 gramas de polpa de açaí, duas vezes ao dia, pelo período de 30 dias. Antes de iniciar o estudo, foi avaliada a glicemia, a pressão arterial, o colesterol, a triglicérides e outros marcadores biológicos dos participantes.

Passados os 30 dias, os pesquisadores observaram uma redução da glicemia de jejum, dos níveis de insulina e do colesterol total, porém sem efeito na pressão arterial. A conclusão a que os cientistas chegaram é a de que o açaí reduz o nível de alguns marcadores metabólicos importantes na obesidade.

Outro estudo mostrou que o açaí oferece potencial benéfico à saúde não só pela sua capacidade antioxidante, mas também por suprimir a atividade biológica que causa a degradação celular.

Já em 2012, foi publicado um estudo mostrando que o açaí reduz a multiplicidade e transição de células tumorais, além de reduzir danos do DNA, onde os cientistas acreditam ser pela sua alta capacidade antioxidante.

O açaí e seus benefícios 

Os estudos realizados com a fruta têm concluído que, além de extremamente saboroso, o açaí possui ainda as seguintes características:

– Apresenta alta capacidade antioxidante, similar ao Cram Berry. Sua capacidade de absorção de radicais de oxigênio (ORAC) é a mais poderosa entre todas as frutas e vegetais, tendo inclusive dez vezes mais antioxidantes do que as uvas vermelhas.

– Contém pouco açúcar e excelentes quantidades de ferro, cálcio, fibra e vitamina A.

– Rico em resveratrol, cianidinas e ácido ferrulico, o que confere à fruta não só a cor, mas uma poderosa riqueza de flavonoides, com excelente proteção contra os radicais livres.

– Apresenta entre dez e 30 vezes mais antocianidinas do que o vinho tinto.

– Rico em ácidos graxos como o ácido oleico, a mesma gordura monoinsaturada encontrada no óleo de oliva.

– Por suas propriedades, ajuda na prevenção de problemas de saúde, como artrite, inflamação, obesidade, disfunção erétil, doenças neurológicas e alergias.

Estudos laboratoriais apontam ainda que o açaí tem efeito positivo contra o estresse oxidativo, doença cardíaca e câncer.

Mas, apesar de tantos benefícios, assim como tudo nesta vida o açaí deve ser consumido com moderação, pois mesmo contendo pouco açúcar em relação às outras frutas, ele contém frutose, o que pode ser desfavorável para a sua saúde quando consumido em quantidades excessivas.

[divider]

Referências bibliográficas:

– www.acai.com

– www.nutrition-and-you.com/acai-berry.html

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER