Alimentação

Será a pipoca mais saudável do que as frutas e os vegetais?

Muitas vezes quando ia ao cinema com as crianças acabava sempre comendo pipoca. E isso me trazia um sentimento de culpa!

Porém, para minha surpresa, nunca poderia imaginar que na verdade o que estava fazendo era bem saudável.

Um novo estudo realizado na Universidade de Scranton coloca a pipoca em um novo status. Confesso que fiquei chocado ao aprender que a pipoca na verdade contém mais polifenóis (poderosos antioxidantes) do que frutas e vegetais.

Os pesquisadores observaram que os polifenóis são mais concentrados na pipoca porque ela é só 4% de água. Já em frutas e vegetais esse número sobe para 90% fazendo com que os polifenóis sejam diluídos.

Outro fato surpreendente do estudo revela que as casquinhas amarelas arredondadas são justamente a parte que possui maior concentração, tanto de polifenóis como de fibras.

Todas essas informações tão valiosas e o fato de que a pipoca é um grão integral não processado, levaram os pesquisadores a uma declaração audaciosa: “a pipoca pode ser o lanche perfeito!”.

Muitas pessoas só comem a metade da porção de grãos integrais aconselhada por dia. E uma porção de pipoca fornece 70% da recomendação diária desses grãos. Portanto, a pipoca pode ser um bom recurso para preencher essa falta.

Claro que o ideal é que a pipoca não seja feita com óleo vegetal hidrogenado. É muito importante que você dê preferência ao óleo de coco ou à manteiga.

Para melhor estímulo nutricional proveniente deste lanche prefira a pipoca normal e não a de microondas que tem o dobro de calorias e muito mais conservantes.

Atenção! A pipoca não substitui as frutas e os vegetais na sua alimentação. Afinal, eles são bem mais ricos em vitaminas e minerais.

Então, pare de sentir-se culpado por se deliciar com aquela pipoca espetacular na hora do seu lanche.

[divider]

Referência bibliográfica:

  • “Popcorn: The Snack With Even Highere Antioxidants Level Than Fruits and Vegetables”. Science Daity     (Sciencedaily.com)
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER