Infantil

Segredos de uma criança feliz!

Crianças em condições normais têm é que ser felizes, vibrantes e curiosas. Mas, infelizmente, estima-se que cerca de 15% das crianças e adolescentes se deprimem em algum momento da vida.

Quando pensamos em estresse, raras são as vezes em que pensamos nas crianças. Isso porque estamos acostumados a ligá-lo a problemas do dia a dia como trabalho, contas e tantas outras responsabilidades que não recaem sobre elas.

Mas na verdade, as crianças sentem o estresse sim, e com bastante frequência, o que muda são as fontes. Situações como fazer amigos, os estudos, como se relacionam com os colegas, ou ainda o divórcio dos pais, a ansiedade causada pelas guerras e pela violência são grandes desencadeadores desse problema.

O que nos deixa ansiosos e depressivos é o mesmo que atinge as crianças, apesar delas terem necessidades únicas que podem interferir com suas habilidades de serem felizes.

Com certeza, todos os pais querem ver os seus filhos felizes. Então, está mais do que na hora de melhorar a felicidade das crianças. Não é mesmo? Vamos lá, tome nota dessas dicas:

[divider]

1 – Alimentação saudável

O consumo excessivo de alimentos refinados pode resultar em oscilações de humor e depressão.

O controle da depressão, humor ou agressão, depende da produção de serotonina e sabemos que o órgão que mais produz essa molécula é o intestino. Portanto, é fundamental manter a ecologia intestinal das crianças em ordem, pois essa alteração de flora tem profundo impacto negativo no humor, comportamento e saúde psicológica.

Dê preferência aos alimentos integrais que não tenham sido processados ou refinados.

[divider]

2 – Alimentação com horário

É muito importante que as crianças não fiquem muito tempo sem comer, pois isso eleva a flutuações da glicemia, o que causa irritabilidade e sensação depressiva. Nessa fase de crescimento as crianças precisam se alimentar com regularidade, com refeições e lanches de qualidade.

[divider]

3 – Regularidade no sono

Dormir pouco acaba por deixar as crianças desatentas e mais propensas a pequenos acidentes; causa também alterações de humor, além de um impacto negativo no comportamento.

Crianças até os 12 anos necessitam de aproximadamente 10 horas de sono por noite para que apresentem ótimo humor e saúde.

Para ajudar o seu filho a ter uma boa noite de sono, não deixe no quarto aparelhos como TV, computador, vídeo-game e celulares, e tenha a certeza de que o quarto esteja o mais escuro possível.

Qualquer luz ou claridade compromete o relógio biológico e a produção de melatonina e serotonina. Cortinas de black out são uma boa solução.

[divider]

4 – Tempo para brincar

Deixe que elas sejam crianças e que brinquem. Isso aumenta a capacidade de imaginação e alivia o estresse. Brincar sozinha é essencial para aprender a lidar com o estresse e se desenvolver social, emocional e cognitivamente.

[divider]

5 – Expressar emoções

Elas precisam liberar suas emoções para um desenvolvimento emocional saudável o que irá prevenir a internalização de emoções negativas. Estimule e permita que as crianças expressem suas emoções de modo saudável.

[divider]

6 – Permita escolhas

As crianças são constantemente orientadas no que devam fazer. Dê condições para que façam suas escolhas, isso aumenta sua felicidade. Deixe que decida o que vestir ou comer ou lhe dê algumas poucas opções de atividades e deixe a decidir por uma delas.

[divider]

7 – Eles se sentem ouvidos

O seu filho sabe quando você não o está escutando (como se estivesse falando com ele e vendo TV ou mechendo no computador).

Eles se sentem mais felizes se seus pais realmente fazem atenção ao que falam e respondem ao que estão dizendo. Isso cria mais autoconfiança e felicidade.

Por isso, pare e escute o que seu filho tem a te dizer!

[divider]

8 – Amor incondicional

Acima de tudo, criança precisa de amor incondicional, e isso constantemente.

Se o seu filho comete um erro, faça-o entender que você continua o amando e apoiando sua independência. Ele vai crescer confiante e feliz por saber que você está ao seu lado em toda fase de sua vida.

[divider]

9 – Ser feliz com ele mesmo

Se você está estressado ou infeliz, seu filho percebe isso e fica triste e preocupado, em reposta. Lembre-se que você é o primeiro modelo para ele e procure trabalhar melhor este seu lado fragilizado.

[divider]

Você é capaz de estimular o humor do seu filho!

Além de tudo que foi abordado sugiro que você:

– comece a usar ômega 3, pois crianças com baixo nível desse ácido graxo têm aumento o risco de oscilações de humor. Tem sido observado que crianças com depressão apresentam baixos níveis de ômega 3 quando comparadas a crianças felizes.

– brincar ao sol com seus filho. Isso é essencial para a produção de vitamina D, pois níveis baixos estão associados com depressão.

– use probióticos: a correção da ecologia intestinal está diretamente ligada com o humor, sensação depressiva, além de comprometer o crescimento e sistema imunológico das crianças.

Um feliz dia das crianças não deve ser somente no dia 12 de outubro, mas sim em todos os momentos. Criança precisa de amor, carinho e atenção para que seja sempre muito saudável, alegre e confiante!

Pense nisso. O futuro agradece!

[divider]

Referências bibliograficas:

– Pediatric Peds 2012 – 0564

– American Academy of Pediatrics

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *