Especiais

Conselho de mãe: o segredo das ervilhas antienvelhecimento

Certamente, um bom conselho que a sua mãe já lhe deu – se ela era um pouco parecida com a minha – provavelmente vinha na hora do jantar:

“Coma as suas ervilhas!”

Isso porque se você tem ingerido ervilhas toda noite, pode até estar acrescentando alguns anos à sua vida – tudo graças aos conselhos da sua mãe.

Um novo estudo publicado na Cell Metabolism descobriu que a espermidina, um composto naturalmente contido nas ervilhas e no queijo Rochefort, pode muito bem ser uma fonte da juventude!

Os cientistas do Instituto Weizmann, em Israel, colocaram a espermidina na água e deram para ratos beberem. Eles descobriram que ela de fato reparava danos em seus ritmos circadianos.

Agora, quando você ouve falar sobre o ritmo circadiano, eu acho que você deve pensar no “sono”.  O seu ritmo circadiano é o relógio natural do seu corpo e ele tem muita correlação com a sua qualidade de sono toda noite. Mas, problemas com o seu ritmo circadiano também já foram ligados a toda sorte de doenças que tendemos a desenvolver na medida em que envelhecemos, incluindo o câncer, a doença de Alzheimer, Parkinson e a inflamação crônica.

No estudo, os pesquisadores israelenses descobriram que a espermidina fazia com que os ritmos circadianos dos ratos corressem mais rápidos e mais eficientemente.  Em seres humanos, isso pode se traduzir em corpos que são mais “jovens” e menos propensos a doenças letais.

E os benefícios da espermidina não param por aí.  Ela também pode auxiliar no combate aos radicais livres, que podem causar o envelhecimento precoce e um grande número de doenças sérias. Como você não vai encontrar suplementos de espermidina, então é melhor ingerir o quanto puder na dieta.

E isso significa comer muitas ervilhas frescas (preferivelmente orgânicas) sempre que puder. A sua mãe ficaria orgulhosa!


 

Referências bibliográficas:

  • Eat peas and blue cheese to stave off cancer .(dailymail.co.uk)
  • Diabetologia. 2009 Aug;52(8):1479-95.
  • WHFoods.com
  • Phytotherapy Research, 1997;11:39-41.
  • Nutrition, 1984;38A:469-473
  • Journal of Nutritional Medicine, 1994;4:199-214.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER