Alimentação

Saudável preferência nacional, o café

Ele já foi alvo de polêmicas e tido como substância perigosa. Nem por isso deixou de conquistar, por todo o planeta, uma legião de adeptos que o consideram um componente indispensável do dia-a-dia ou um ritual de bem-estar. O café, originário da África, ganhou o mundo como uma bebida revigorante e estimulante. Sua fama vem da cafeína que, apesar do nome, está presente em dezenas de outros vegetais. A substância, que pertence ao grupo das xantinas, estimula o sistema nervoso e produz um leve e curto estado de alerta, traduzido como sensação de bem-estar.

Mas nem só de cafeína se compõe o café – rico também em ácidos clorogênios, antioxidantes que atuam na prevenção do câncer, além de vitaminas e minerais, especialmente o potássio. O consumo regular e moderado da bebida – até três xícaras diárias – também aparece associado a menores incidências de depressão, alcoolismo e Mal de Parkinson. Consumido após as refeições, ele ainda contribui para impedir a absorção de metais pesados dos alimentos. Só não convém abusar, pois o consumo excessivo tem sido relacionado a altos índices de colesterol, fragilidade óssea, anemia e disfunções hormonais.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER